pub

Circuito Regional de Surf do Sul 2016

Isaac Felizardo Campeão Longboard

'Hang Ten' durante a final no Castelejo. Isaac Felizardo, 17 anos, é o novo Campeão Regional Sul de Longboard (®AndreSimao)
'Hang Ten' durante a final no Castelejo. Isaac Felizardo, 17 anos, é o novo Campeão Regional Sul de Longboard (®AndreSimao)
pub

O surfista junior Isaac Felizardo sagrou-se Campeão Regional de Longboard 2016. O atleta do Iate Clube Marina de Portimão, treinado pela escola de surf Playsurf, da Praia da Rocha; conquistou o primeiro título na sua carreira e mostra surf e empenho para chegar mais longe na arte de deslizar nas ondas com pranchas de tamanho igual ou superior a 9 pés (2,7 metros).

O surfista de Portimão tem 17 anos de idade, começou a praticar surf há 4 anos, sempre com longboard. O atleta evoluiu muito na época passada, quando entrou a sério no Nacional de Longboard. É um surfista humilde e focado, que gosta de aprender estando com atletas mais evoluídos na água. Foi vice-campeão regional no ano passado, atrás do experiente Luís Esteves (clube de Surf de Faro), que dominou o circuito.

Este ano, Luís Esteves esteve uns pontos abaixo do seu nível habitual e o grande adversário de Isaac no circuito regional foi Manuel ‘Necas’ Mestre (CSFaro), um dos grandes ícones do Longboard em Portugal, que em 2015 não competiu no regional.

Isaac e ‘Necas’ encontraram-se em 3 etapas este ano, sempre com vantagem para o surfista de Portimão: Isaac venceu duas etapas (Vilamoura e Portimão) e fez 3º lugar em Faro; ‘Necas’ fez dois 2ºs lugares e 4º lugar em Faro.

Isaac Felizardo está sempre pronto para entrar nas ondas. É um atleta muito focado; com grande margem de progressão (®PauloMarcelino)

Isaac Felizardo está sempre pronto para entrar nas ondas. É um atleta muito focado; com grande margem de progressão (®PauloMarcelino)

Em 2015, Isaac não venceu qualquer etapa regional. Este ano venceu duas e chegou à última etapa do Circuito Regional de Surf do Sul 2016, na Praia do Castelejo, já virtual campeão regional de Longboard. Mesmo que ‘Necas’ vencesse a última etapa e Isaac não pontuasse, o surfista de Portimão era campeão por uma diferença de 10 pontos. Manuel Mestre não competiu na última etapa.

A prova no Castelejo, dias 23 e 24 de abril, foi ganha por Alberto Fernandez, que já tinha vencido em Faro. O espanhol podia ter ganho o circuito na categoria, se tivesse entrado em mais etapas; mas nunca seria campeão regional porque não é federado por um clube da região.

Isaac Felizardo fez 3º lugar no Castelejo e conquistou o título de Campeão Regional Sul de Longboard 2016 com o 1º lugar no ‘ranking’ final do circuito na categoria. Manuel Mestre termina o circuito no 2º lugar do ‘ranking’ e Luís Esteves no 3º, depois de ter sido 4º classificado no Castelejo.

Na final Longboard no Castelejo, Isaac saiu da água insatisfeito com a sua prestação, mas foram dele os apontamentos de surf mais clássico durante a bateria, como mostra o ‘hang ten’ bem vincado na fotografia de topo e que serve de assinatura para um título que promete muito mais para o futuro.

Links:

Etapa 4 CRSSul 2016 (Castelejo / Sagres, V.Bispo) – Dia 2 | Esperanças + Apuramento

Etapa 4 CRSSul 2016 (Castelejo / Sagres, V.Bispo) – Dia 2 | Open + Extras

Etapa 4 CRSSul 2016 (Castelejo / Sagres, V.Bispo) – Dia 1

Comentários