pub

4ª Etapa Europeia Totally Crustaceous Tour

Francisco e ‘Martim’ a Caminho de Hossegor

'Martim' e Francisco são amigos, cresceram a surfar juntos na Praia da Rocha (®PauloMarcelino/Arquivo)
'Martim' e Francisco são amigos, cresceram a surfar juntos na Praia da Rocha (®PauloMarcelino/Arquivo)
pub

Os surfistas algarvios Francisco Duarte e Frederico ‘Martim’ Magalhães viajam hoje com destino a Hossegor, França, para participarem na 4ª Etapa europeia (última) do circuito mundial Totally Crustaceous Tour (TCT), da Volcom. Os dois atletas do Clube Naval de Portimão estão na luta pelo apuramento, na categoria Pro Am (20 anos e menos), para a final mundial TCT Global Championships, que será disputada na famosa onda de Lower Trestles, na California, EUA, em junho.

Francisco Duarte e Frederico ‘Martim’ Magalhães viajam em conjunto, à boleia na autocaravana do pai de Simão Penha, surfista português que também vai participar na etapa francesa TCT, no fim-de-semana, 23 e 24 de abril. O ‘Mulletfish @ Hossegor, France’ está previsto decorrer na Praia Culs Nus e tem como local alternativo a Praia La Sud.

Os dois surfistas algarvios já realizaram inúmeras sessões de surf em conjunto, com a que o Swell-Algarve acompanhou, em agosto de 2015, na Bordeira (®PauloMarcelino/Arquivo)

Os dois surfistas algarvios já realizaram inúmeras sessões de surf em conjunto, com a que o Swell-Algarve acompanhou, em agosto de 2015, na Bordeira (®PauloMarcelino/Arquivo)

Os locais previstos para a prova em Hossegor são próximos da Praia La Graviére, onde está localizado o famoso ‘pico’ tubular onde é realizada a etapa francesa do Championship Tour (CT) da World Surf League. Pelo menos uma sessão de surf naquela onda estará, certamente, nos planos da viagem dos atletas portugueses.

Francisco Duarte não conhece Hossegor. “Já surfei em todas as ondas mais conhecidas no Norte de Espanha mas nunca cheguei a ir a Hossegor. Estou entusiasmado por poder surfar lá“, confessou o atleta, ao Swell-Algarve. ‘Martim’ Magalhães já esteve em Hossegor, na etapa TCT de 2012. “Na altura era um bocado novo. Lembro-me que é uma onda pesada, mas agora já não me vai parecer tão grande”, comentou o surfista algarvio, que desde o ano passado treina no mar exigente da Ericeira.

Francisco Duarte 'fins out' a mostrar empenho durante uma sessão livre de surf na Bordeira, no verão do ano passado (®PauloMarcelino/Arquivo)

Francisco Duarte ‘fins out’ a mostrar empenho durante uma sessão livre de surf na Bordeira, no verão do ano passado (®PauloMarcelino/Arquivo)

O TCT europeu apura três surfistas Pro Am para a final mundial na California. Contam os dois melhores resultados nas quatro etapas europeias. Os dois surfistas algarvios, ambos com 18 anos de idade, vão chegar a Hossegor em condição diferente de apuramento.

Francisco Duarte ocupa o 2º lugar Pro Am no ‘ranking’ europeu TCT e tem o apuramento quase garantido, devido aos dois 2ºs lugares alcançados no Amado (1ª Etapa, agosto 2015) e em Tenerife (2ª Etapa, fevereiro 2016). “Vou sem grande pressão. Já tenho um pé na final”, admitiu o surfista algarvio, ao Swell-Algarve.

Frederico ‘Martim’ Magalhães ocupa o 4º lugar no ‘ranking’ e precisa de um bom resultado em Hossegor, para conseguir o apuramento. O surfista algarvio tem a grande vantagem de ter vencido a 1ª etapa, no Amado, mas falta-lhe um segundo bom resultado.

Frederico 'Martim' Magalhães bem vertical no 'pocket', a mostrar surf 'no crítico' durante uma sessão livre na Bordeira, no verão do ano passado (®PauloMarcelino/Arquivo)

Frederico ‘Martim’ Magalhães bem vertical no ‘pocket’, a mostrar surf ‘no crítico’ durante uma sessão livre na Bordeira, no verão do ano passado (®PauloMarcelino/Arquivo)

‘Martim’ Magalhães beneficia ainda da distância pontual que o separa do 5º classificado no ‘ranking’ e da provável ausência do 3º classificado no ‘ranking’, o francês Charly Quivront, que optou pelo QS de 3.000 pontos em Martinique. O português e o francês têm o mesmo número de pontos e Quivront poderá ainda aparecer em Hossegor, já que foi eliminado há dois dias em Martinique.

O contexto é favorável para que Francisco Duarte e Frederico ‘Martim’ Magalhães consigam chegar ao TCT Global Championships na California, juntando-se a mais três portugueses, incluindo um algarvio, que já têm o ‘passaporte’ garantido. O algarvio João Mendonça conquistou o apuramento único europeu na categoria Squids (10 anos e menos), ao vencer as três etapas até agora disputadas. Miguel Blanco tem o apuramento Pro Am garantido com vitórias em duas etapas. E Afonso Antunes também já está apurado, na categoria Groms (13 anos e menos).

Links:

3ª Etapa TCT Europa 2015/2016 | Caparica (março 2016)

2ª Etapa TCT Europa 2015/2016 | Tenerife (fevereiro 2016)

1ª Etapa TCT Europa 2015/2016 | Amado, Algarve (agosto 2015)

Comentários