pub

Em Barcelona

Algarvios Discretos no Europeu de 49er

Jorge Lima/José Costa (POR 05) comentaram ter tido um "campeonato de contrariedades" em Barcelona (®DR)
Jorge Lima/José Costa (POR 05) comentaram ter tido um "campeonato de contrariedades" em Barcelona (®DR)
pub

Os algarvios não foram felizes no Campeonato Europeu de 49er, que terminou ontem, sábado 16 de abril, em Barcelona. O tavirense José Costa e Jorge Lima, tripulação do Clube Naval de Cascais que vai representar Portugal nos Jogos Olímpicos Rio de Janeiro 2016, concluíram o ‘europeu’ em 26º lugar, falhando a frota de ouro por uma posição. A jovem tripulação algarvia formada pelos irmãos Rodolfo e Gonçalo Pires foi 71ª na classificação final, sem ter competido nas últimas 5 regatas do ‘europeu’.

Jorge Lima/José Costa foram 1ºs na frota de prata. Um resultado abaixo do real potencial da ‘tripulação olímpica portuguesa’, que realizou um “campeonato de contrariedades” em Barcelona, segundo comentaram na página oficial da equipa no Facebook. “É verdade que vínhamos com problemas físicos, que viemos sem o nosso barco, que não houve tempo para reconhecer o local; mas adaptámo-nos, fomos melhorando ao longo dos dias e ficámos fora da final devido a um “circo” montado por aqueles que menos competência e mais relevância parecem ter neste desporto!”

Os irmãos Pires, do Iate Clube Marina de Portimão, estão ainda a afinar procedimentos de competição em 49er e não lhes correu bem o ‘europeu’ em Barcelona. A jovem equipa algarvia foi sancionada com uma largada irregular logo na primeira regata, foi desqualificado na sétima regata, não terminou a 12ª e não competiu nas restantes cinco regatas do campeonato.

A super-tripulação neozelandesa Peter Burling/Blair Tuke venceu o Campeonato da Europa de 49er 2016, liderando do primeiro ao último dia. Foi a 4ª vitória consecutiva em campeonatos da europeu, a 25ª vitória consecutiva em provas alcançada pela excepcional dupla da Nova Zelândia. Os melhores europeus foram os espanhóis Diego Botín/Iago López Marra, 3ºs na geral. O título europeu feminino foi conquistado por Jena Hansen/Katja Iverson, da Dinamarca, que subiu de 3º para 1º no último dia do campeonato.

 

Comentários