pub

2º Evento-Teste até 19 de abril

Vilamoura Testa Mundial de Optimist

2º Evento-Teste, 15 a 19 de abril, para o Mundial Optimist em Vilamoura, 25 junho a 4 de julho (®RodrigoMRato)
2º Evento-Teste, 15 a 19 de abril, para o Mundial Optimist em Vilamoura, 25 junho a 4 de julho (®RodrigoMRato)
pub

O CIMAV – Clube Internacional da Marina de Vilamoura vai receber, nos dias 25 de junho a 4 de julho, o Campeonato do Mundo de Optimist 2016, uma das mais concorridas provas do calendário internacional de vela. A ‘máquina do Mundial’ está a ser afinada com a realização de três eventos-teste, o segundo dos quais está em curso até à próxima terça-feira, 19 de abril.

A 42ª edição do Torneio Internacional de Vela do Carnaval, a maior prova de vela ligeira em Portugal, decorreu nos primeiros dias de fevereiro e foi o primeiro evento-teste para o Mundial de Optimist. O evento juntou cerca de 400 velejadores em representação de uma dúzia de países de dois continentes. A dimensão do torneio foi já um bom ensaio para o Mundial de Optimist em junho-julho, mas foi uma prova com frotas de diversas classes de vela.

O CIMAV está empenhado em “recuperar o prestígio internacional”, como disse o presidente do clube, Valentim Costa; e por isso mesmo não deixa nada ao acaso. A capacidade de organizar um evento de grandes dimensões teve um bom ensaio com o torneio do carnaval. Agora é preciso testar os meios em relação direta e específica com a classe Optimist.

Está a decorrer desde ontem, em Vilamoura, o 2º Evento-Teste para o Mundial de Optimist 2016. A prova envolve apenas a classe Optimist e tem a participação de clubes portugueses, alguns algarvios mas também o fortíssimo Clube de Vela do Barreiro; espanhóis e do Kuwait. A algarvia Beatriz Gago (Clube Naval de Portimão), bicampeã de Portugal Juvenis Feminino (2015 e 2026), assumiu o comando da frota após as três regatas realizadas no primeiro dia. A prova prossegue até terça-feira, 19 de abril.

Comentários