pub

Lenda mundial do surf no evento algarvio | 26 a 29 de maio

Rusty Miller vem ao Sagres Surf Culture

Rusty Miller tem 73 anos. Foi um dos melhores competidores mundiais na década de 1960, surfista de ondas grandes e pioneiro de Uluwatu. Uma lenda viva do surf mundial (®LynMcCarthy)
Rusty Miller tem 73 anos. Foi um dos melhores competidores mundiais na década de 1960, surfista de ondas grandes e pioneiro de Uluwatu. Uma lenda viva do surf mundial (®LynMcCarthy)
pub

Rusty Miller é o mais recente convidado anunciado para a 5ª edição do Sagres Surf Culture, nos próximos dias 26 a 29 de maio. É uma figura da realeza da modalidade, uma lenda viva do surf que, aos 73 anos de idade, continua a ensinar surf e a divulgar a cultura e o modo de vida da modalidade.

Rusty Miller nasceu em 1943, na California, EUA, e começou a surfar aos 10 anos de idade, em Encinitas. Desenvolveu uma carreira de sucesso como competidor na década de 1960, altura em que participou no Circuito Mundial de Surf e foi por duas vezes finalista no Duke Kahanamoku Invitational. Em 1965 foi o melhor surfista no ‘ranking’ da Associação de Surf dos Estados Unidos da América.

Em 1964, Rusty Miller concluiu um bacharelato em História pela Universidade de San Diego, começando a tentar atrair os seus amigos surfistas para conversas sobre Arte, Política e Assuntos Mundiais. Esteve um ano na Universidade dos Sete Mares, navegando pelo mundo com outros 350 estudantes.

Rusty continuou a surfar e foi um dos melhores surfistas norte-americanos de ondas grandes na primeira metade da década de 1960. Experimentou o mundo empresarial, sendo fundador da primeira marca de wax com sucesso comercial (Waxmate); frequentou a contra-cultura havaiana, participou em vários filmes e, no final da década de 1960, mudou-se para a Austrália.

Em 1971, Rusty Miller foi um dos primeiros a surfar as até aí desconhecidas e agora famosas ondas indonésias de Uluwatu. É um surfista com interesse pela História e que participou na evolução do surf mundial desde o seu nascimento ocidental. Reside em Byron Bay, Nova Gales do Sul, e continua a ensinar surf.

A participação de Rusty Miller no Sagres Surf Culture 2016 oferece uma oportunidade exclusiva para um contato em primeiro mão com a História Ocidental completa do Surf. A 5ª edição do evento algarvio, de 26 a 29 de maio, vai ter a participação de diversos surfistas, artistas plásticos, fotógrafos, realizadores, escritores e ativistas de referência internacional.

poster

Os convidados já anunciados são: Chris Hines (ambientalista inglês fundador do movimento Surfers Against Sewage), Wolfgang Bloch (pintor nascido no Equador e muito ligado ao surf), Julio Adler (surfista brasileiro campeão Carioca em 1990, cronista, escritor, realizador), Andrew Kidman (músico, realizador, escritor e shaper nascido na Austrália), Sandow Birk (artista plástico norte-americano) e Sancho Rodriguez (surfista basco e organizador do Surfilmfestibal Donostia San Sebastian desde 2003).

 

 

Comentários