pub

Canoagem | KCCArade em destaque no Nacional e Taça de Portugal de Fundo

Ana Bebiano Campeã Nacional

Ana Bebiano, do Kayak Clube Castores do Arade, sagrou-se Campeã Nacional K1 Veteranos A Feminino (®KCCA)
Ana Bebiano, do Kayak Clube Castores do Arade, sagrou-se Campeã Nacional K1 Veteranos A Feminino (®KCCA)
pub

Ana Bebiano (Kayak Clube Castores do Arade) sagrou-se Campeã Nacional de Canoagem em K1 Vet-A Feminino. A sua colega de equipa Ana Acuña subiu ao 2º lugar do pódio nacional em K1 Vet-B Feminino. O KCCArade esteve em destaque durante o fim-de-semana, 2 e 3 de abril, no Campeonato Nacional de Fundo e na Taça de Portugal de Tripulações de Fundo, provas em dias consecutivos que formam no seu conjunto um dos maiores eventos portugueses de canoagem, realizado em Melres, Gondomar.

O Campeonato Nacional de Fundo é considerado pela Federação Portuguesa de Canoagem como a “prova-rainha da modalidade”. O ‘nacional’ foi realizado no sábado, 2 de abril, e juntou no Rio Douro perto de um milhar de atletas em representação de meia centena de clubes, para regatas apenas em K1/C1 (kayak e canoa monolugar).

K1 Sénior foi o destaque no Nacional de Fundo, com Fernando Pimenta a conquistar o seu oitavo título nacional consecutivo na categoria. A vitória na prova de 5 quilómetros foi este ano discutida no sprint final com Emanuel Silva, que terminou em 2º, a três segundos do vencedor.

Campeonato Nacional de Fundo é a 'prova rainha' da Canoagem em Portugal e juntou um milhar de atletas no Rio Douro (®FPC)

Campeonato Nacional de Fundo é a ‘prova rainha’ da Canoagem em Portugal e juntou um milhar de atletas no Rio Douro (®FPC)

O KCCArade conquistou duas medalhas no Campeonato Nacional de Fundo: Ana Bebiano venceu em K1 Vet-A Feminino e Ana Acuña fez 2º lugar em K1 Vet-B Feminino, a 6 segundos da vencedora. Destaque ainda para o 5º lugar alcançado por Iago Bebiano na sempre competitiva categoria de K1 Cadete que contou com a presença de 65 atletas.

Também em Cadete, mas em C1 (canoa), Luís Simão, do Grupo Desportivo de Alcoutim conquistou mais um brilhante resultado para a canoagem algarvia: Medalha de Prata, vice-campeão nacional C1 Cadete.

Na participação do KCCArade no Nacional de Fundo, destaque também para a presença no Top-10 de Rita Ângelo, 8ª classificada em Cadete Feminino; Guilherme Reis, 9º classificado em Iniciados; Inês Luís 10ª classificada em Iniciados Femininos; e Tomás Santos, 10º classificado em Cadetes.

Taça de Portugal de Tripulações de Fundo

No domingo, 3 de abril, foi realizada no mesmo local a Taça de Portugal de Tripulações de Fundo, disputada por tripulações K2/C2 e K4/C4, ambas em circuito de 5000 metros (2000 metros para a categoria de iniciados e 3000 metros para infantis e veteranos B e C). A Taça foi disputada debaixo de muita chuva e vento, em condições bem mais difíceis que as da véspera.

Ana Bebiano e Ana Acuña do KCCArade, de preto, Medalha de Ouro em K2 Vet-A Femininos na Taça de Portugal (®FPC)

Ana Bebiano e Ana Acuña do KCCArade, de preto, Medalha de Ouro em K2 Vet-A Femininos na Taça de Portugal (®FPC)

O KCCArade conquistou 4 medalhas na Taça de Portugal e foi 9º classificado por equipas, entre 32 clubes participantes. O GDAlcoutim foi 15º por equipas. O Clube Náutico de Ponte de Lima venceu a Taça de Portugal, repetindo o êxito dos últimos anos.

O KCCArade entrou no Top 10 da Taça de Portugal com duas medalhas de ouro e duas medalhas de prata. As medalhas de ouro dos ‘castores’ foram conquistadas por Guilherme Reis e Tomás Vasconcelos em K2 Iniciados e por Ana Bebiano e Ana Acuña em K2 Vet-A Femininos.

Grande mérito também para as tripulações KCCArade que conquistaram duas medalhas de prata: o quarteto formado por Guilherme Reis, Tomás Vasconcelos, Tomás Fernandes e Daniel Buiceldol em K4 Iniciados e o quarteto, formado por Iago Bebiano, Tomás Santos, Mário Cabede e Gonçalo Bento em K4 Cadetes.

 

Comentários