pub

Desporto Escolar | Costa de Caparica

Algarvios Sobem ao Pódio em Encontro Nacional

Grupo dos dois centros de formação desportiva escolar algarvios que participaram no encontro nacional (®IsabelleWP)
Grupo dos dois centros de formação desportiva escolar algarvios que participaram no encontro nacional (®IsabelleWP)
pub

Cinco surfistas algarvios subiram ao pódio na 2ª edição do Encontro Nacional de Surf do Desporto Escolar, realizada na Costa de Caparica, nos dias 18 e 19 de março, no âmbito do Caparica Primavera Surf Fest. O evento juntou uma centena de jovens, dos 10 aos 18 anos de idade, em representação dos Centros de Formação Desportiva (CDF) de Surf de Viana do Castelo, Porto, Figueira da Foz, Peniche, Ericeira, S. Pedro do Estoril, Costa de Caparica, Portimão e Armação de Pêra.

Os Centros de Formação Desportiva de Surf funcionam na esfera do Desporto Escolar. No Algarve existem os CDF Portimão e Armação de Pêra. O Encontro Nacional promovido pelos Centros de Formação Desportiva, que se realizou pelo segundo ano consecutivo, é um evento de competição, convívio e celebração do surf que junta praticantes selecionados pelos CFD em função da sua aptidão para a modalidade. É diferente do Campeonato Nacional do Desporto Escolar, para o qual os alunos estão ainda em fase de qualificação através dos circuitos de encontros regionais.

Pódio Iniciados, com Henrique Poucochinho (mais alto) e Diogo Pereira ao centro, de azul (®IsabelleWP)

Pódio Iniciados, com Henrique Poucochinho (mais alto) e Diogo Pereira ao centro, de azul (®IsabelleWP)

No Encontro Nacional do Desporto Escolar realizado na Costa de Caparica, Henrique Poucochinho (CDF Portimão) venceu a categoria Iniciados, na qual também subiu ao pódio Diogo Pereira (CDF Portimão), 3º classificado. Ambos os surfistas são atletas federados e estão a ‘correr’ o Regional do Sul para tentar chegar ao Nacional Esperanças da Federação Portuguesa de Surf.

Henrique Poucochinho conquistou na Caparica a sua segunda vitória em quatro dias, depois de ter vencido a mesma categoria no 2º Encontro Regional do Algarve de Surf & Bodyboard do Desporto Escolar 2015/2016, no passado dia 15, na Praia da Rocha.

Pódio Juvenis, com Ricardo Augusto, à esquerda (®IsabelleWP)

Pódio Juvenis, com Ricardo Augusto, à esquerda (®IsabelleWP)

Na categoria Juvenis, Ricardo Augusto (CDF Portimão) conquistou o 2º lugar na Costa de Caparica. Recorde-se que, no ano letivo passado, Ricardo Augusto fez 3º lugar na final nacional Iniciados do Desporto Escolar. O surfista de Portimão é atleta federado e também competidor nas provas oficiais Esperanças da Federação Portuguesa de Surf. No passado dia 15, na Praia de Faro, Ricardo Augusto conquistou 2º lugar Sub-18 e 3º lugar Sub-16 na 2ª Etapa do Circuito Regional de Surf do Sul.

Na final Juvenis, na Costa de Caparica, ‘Ricky’ foi prejudicado pela liberdade dada aos atletas para escolher picos nas praias contíguas Marcelino e Dragão Vermelho. “O Ricardo não sabia o que estava a acontecer com o 1º lugar, porque esse surfista estava sozinho num pico na praia ao lado”, comentou Raquel Gonçalves, responsável pelo CDF Portimão, ao Swell-Algarve.

Pódio Feminino, com Manuela Mendonça, à direita (®IsabelleWP)

Pódio Feminino, com Manuela Mendonça, à direita (®IsabelleWP)

Na categoria Infantis, Valentino Miguel (CDF Armação de Pêra), também ele atleta federado, conquistou o 4º lugar do pódio. Na categoria Feminino, Manuela Mendonça (CDF Portimão) também fez 4º lugar, mas com o mérito acrescido de ser uma praticante exclusiva da formação escolar, sem estar associada a qualquer clube, ou participar em provas oficiais FPS.

Os dois centros de formação desportiva algarvios levaram um total de 17 alunos – 12 de Portimão e 5 de Armação de Pêra – ao encontro nacional na Costa de Caparica. Rafael Silva e Tiago Jacinto, do CDF Portimão, participaram enquanto juízes, que é outra forma de participação dos alunos no desporto escolar.

Surfistas algarvios equipados na praia, durante a prova, com as professoras Joana Freitas, à esquerda) e Raquel Gonçalves (®IsabelleWP)

Surfistas algarvios equipados na praia, durante a prova, com as professoras Joana Freitas, à esquerda, e Raquel Gonçalves (®IsabelleWP)

“Correu muito bem. O encontro nacional envolveu muita logística e decorreu na mesma estrutura do Caparica Primavera Surf Fest que vai receber outros eventos importantes de competição. Foi uma boa oportunidade para os alunos dos centros de formação poderem sentir a envolvência de provas importantes de surf“, comentou Raquel Gonçalves.

Encontro Nacional de Surf Escolar juntou uma centena de praticantes de Norte a Sul do País (®IsabelleWP)

Encontro Nacional de Surf Escolar juntou uma centena de praticantes de Norte a Sul do País (®IsabelleWP)

Comentários