pub

Surfista algarvio tem 2 vitórias no Totally Crustaceous Tour

João Maria Próximo da Final Mundial Volcom TCT

João Maria Mendonça tem duas vitórias no TCT europeu e está quase garantido no Global Championships da Volcom em Trestles (®DR)
João Maria Mendonça tem duas vitórias no TCT europeu e está quase garantido no Global Championships da Volcom em Trestles (®DR)
pub

O surfista algarvio João Maria Mendonça venceu a 2ª etapa europeia do circuito Totally Crustaceous Tour (TCT) 2015-2016 na categoria ‘Squids’ (Sub-10). A segunda vitória do jovem prodígio da Arrifana neste circuito da Volcom, depois do êxito no Rumblefish @ Amado, em agosto do ano passado; deixa o surfista algarvio em excelentes condições para conquistar o passaporte único europeu na categoria para estar presente na final mundial, o TCT Global Championships, em Lower Trestles, California, EUA, em junho.

João Maria Mendonça alcançou uma vitória indiscutível na sua categoria nas Canárias, no Lavafish @ Punta Hidalgo, Tenerife, no passado fim-de-semana, 27 e 28 de fevereiro. Os resultados da prova inicialmente divulgados num ‘site’ português e citados pelo Swell-Algarve na primeira notícia sobre a prova indicavam outro nome como vencedor na categoria ‘Squids’.

Na verdade, segundo apuramos esta manhã, o vencedor ‘Squid’ em Tenerife foi o surfista algarvio João Maria Mendonça, atleta federado pelo Portimão Surf Clube, recentemente contratado pela Billabong Portugal e que está a treinar-se com a Academia Profissional de Surf, sob orientação direta do surfista algarvio Miguel Mouzinho. Aos visados, o Swell-Algarve pede desculpa pelo lapso a que fomos induzidos na primeira notícia.

Na prova em Tenerife, João Maria Mendonça foi o surfista mais consistente na categoria ‘Squids’, sempre ‘a crescer’ desde a primeira bateria e até à final. “Ele foi sempre o primeiro a começar os heats, fazendo logo uma onda boa no início”, revelou o treinador Miguel Mouzinho, que acompanhou o atleta na prova.

Algarvio João Maria Mendonça ergue a placa de vencedor 'Squids' em Tenerife (®DR)

Algarvio João Maria Mendonça ergue a placa de vencedor ‘Squids’ em Tenerife (®DR)

O treinador está muito satisfeito com a prestação do atleta e diz mesmo que João Maria Mendonça é um surfista que “vai dar que falar” e que isso mesmo ficou evidente na diferença de nível nas Canárias, entre atletas internacionais. “O que mais destaca o surf do João e neste caso nas Canárias a competir foi o ataque que ele tem a cada manobra e a linha de surf que consegue descrever com apenas 10 anos”, sublinhou Miguel Mouzinho, em declarações ao Swell-Algarve.

João Maria Mendonça tem duas vitórias ‘Squid’ no TCT europeu 2015-2016. A Volcom vai levar ao TCT Global Championships em Trestles o melhor ‘Squid’ europeu, apurado com base nos dois melhores resultados em quatro etapas. A próxima etapa será na Costa de Caparica (28 e 29 março) e a última em Hossegor, França (23 e 24 abril). Dificilmente o lugar único europeu de apuramento ‘Squids’ escapará ao algarvio João Maria Mendonça.

O TCT europeu 2015-2016 apura também para a final mundial em Trestles os 3 melhores Pro Am (Sub-20), os 2 melhores Junior (Sub-16), Grom (Sub-13) e ‘Girls’ (Sub-20). Bem colocado na corrida para o apuramento está outro algarvio, Francisco Duarte, que fez 2º lugar Pro Am no Amado e em Tenerife. Frederico ‘Martim’ Magalhães, também algarvio, venceu o Pro Am no Amado, mas foi 10º classificado em Tenerife, pelo que ainda terá de procurar um segundo bom resultado para tentar chegar a Trestles.

Links:

1ª Etapa europeia TCT 2015-2016 – Rumblefish @ Amado

Comentários