pub

Etapa Totally Crustaceous Tour da Volcom em Tenerife

Francisco Duarte Vice-Campeão Lavafish

Francisco Duarte esteve afinado durante todo o campeonato, sempre com boas notas e 'scores' elevados (®NSM)
Francisco Duarte esteve afinado durante todo o campeonato, sempre com boas notas e 'scores' elevados (®NSM)
pub

O surfista algarvio Francisco Duarte sagrou-se vice-campeão Pro Am (Sub-20) no Lavafish @ Punta Hidalgo, em Tenerife, Canárias, 2ª etapa europeia do circuito Volcom Totally Crustaceous Tour (TCT) 2015-2016. A prova realizou-se no fim-de-semana 27 e 28 de fevereiro e integrou muitos surfistas portugueses, incluindo o também algarvio Frederico ‘Martim’ Magalhães, 10º classificado Pro Am. Ambos os surfistas são atletas federados pelo Clube Naval de Portimão.

‘Martim’ chegou a Tenerife na liderança do ranking europeu TCT Pro Am, depois de ter vencido a 1ª etapa do circuito, o Rumblefish @ Amado, em agosto do ano passado. No Lavafish, em Tenerife, ‘Martim’ perdeu nos quartos-de-final Pro Am, numa bateria completamente atípica, muito diferente das boas exibições que fez em ‘free surf’ e nos oitavos-de-final.

'Martim' Magalhães não se encontrou com o mar nos quartos-de-final, depois de boas exibições na fase anterior e no surf livre (®NSM)

‘Martim’ Magalhães não se encontrou com o mar nos quartos-de-final, depois de boas exibições na fase anterior e no surf livre (®NSM)

Francisco Duarte realizou uma prova muito forte em Tenerife, mostrando toda a sua força na ‘esquerda’ de Punta Hidalgo. O surfista de Portimão venceu as suas baterias dos ‘oitavos’ e dos ‘quartos’ de final e foi 2º na sua meia-final. Fez pontuações acima dos 13 pontos nos ‘oitavos’ e acima dos 14 pontos nos ‘quartos’ e nas ‘meias’, mantendo sempre controlo nas suas baterias. Na final Pro Am, Francisco Duarte só perdeu para o compatriota Miguel Blanco, a quem havia ganho nos quartos-de-final.

“Fiquei muito feliz pelo resultado, especialmente por terem estado alguns atletas muito fortes do Pro Júnior Europeu do ano passado. E foi a cereja no topo do bolo ter feito sempre ‘scores’ e notas altas desde o primeiro ‘heat’ até à final”, disse Francisco Duarte, ao Swell-Algarve. O surfista enviou o comentário ao princípio da tarde de hoje, quando estava ainda em Madrid, à espera de embarcar no voo para Lisboa.

Pódio Pro Am no Lavafish @ Punta Hidalgo, Tenerife, TCT 2015-2016 (®NSM)

Pódio Pro Am no Lavafish @ Punta Hidalgo, Tenerife, TCT 2015-2016 (®NSM)

Francisco Duarte já tem dois 2º lugares no TCT europeu 2015-2016, o que o coloca em boa posição de apuramento para a final mundial do circuito, o TCT Global Championships, a realizar em Trestles, California, em Junho deste ano. A Volcom vai levar a Trestles os três melhores Pro Am europeus. ‘Martim’ Magalhães tem o 1º lugar conquistado no Amado, no ano passado, mas precisa de um segundo resultado mais forte do que aquele que conseguiu em Tenerife.

A próxima etapa europeia do TCT 2015-2016 vai realizar-se na Costa de Caparica (28 e 29 de março). A ‘perna’ europeia do circuito tem ainda uma quarta etapa, em Hossegor, França (23 e 24 de abril). Qualificam-se pelo TCT Europa, para a final mundial os 3 melhores Pro Am (Sub-20), os 2 melhores Junior (Sub-16), Grom (Sub-13) e ‘Girls’ (Sub-20) e o melhor ‘Squid’ (Sub-10).

'Martim' e Francisco viajaram juntos para Tenerife (®NSM)

‘Martim’ e Francisco viajaram juntos para Tenerife (®NSM)

A Volcom oferece viagem e estada aos atletas apurados para Trestles. Com duas da quatro etapas europeias em Portugal, a oportunidade é maior para os surfistas portugueses, que marcaram forte presença e com bons resultados em Tenerife, vencendo todas as categorias, excepto ‘Girls’.

A vitória de Miguel Blanco no Pro Am é bastante expressiva, dado o peso da concorrência na categoria. Francisco Duarte foi segundo, numa ‘dobradinha’ portuguesa que se impôs a Charly Quivront (3º), francês 5º melhor Pró Junior Europeu 2015; e Will Davey (4º).

Aspeto da zona onde se realizou o campeonato (®NSM)

Aspeto da zona onde se realizou o campeonato (®NSM)

O site Surftotal revelou outros bons resultados portugueses em Tenerife. João Macedo venceu nos ‘Squid’, categoria Sub-10 dominada por portugueses, com Santiago Graça em 2º e Marias Canhoto em 3º. Na categoria, ‘Grom’ (Sub-13), Afonso Antunes e Guilherme Ribeiro foram 1º e 2º, respetivamente. E em Junior, a vitória também foi portuguesa, por intermédio de Luís Dias.

Links:

1ª Etapa europeia TCT 2015-2016 – Rumblefish @ Amado

Comentários