Apuramento para o Campeonato de Portugal de Juvenis

Fim-de-Semana de Emoções Fortes em Tavira

3ª PAR Sul, em Tavira, vai definir este fim-de-semana a lista dos 33 algarvios apurados para o Campeonato de Portugal de Juvenis (®PauloMarcelino/Arquivo)

Este fim-de-semana 27 e 28 de fevereiro vai ser decisivo para os velejadores juvenis algarvios. O Clube Náutico de Tavira vai ser o anfitrião da 3ª (última) Prova de Apuramento Regional (PAR) Sul, que vai determinar a composição definitiva da lista dos 33 velejadores do Algarve apurados para o EDP – XI Campeonato de Portugal de Juvenis, a disputar nos dias 23 a 26 de março, em Cascais.

Vai ser um fim-de-semana de nervos e de emoções fortes em Tavira. A frota Optimist Juvenis algarvia é composta por 68 barcos, mas só estão disponíveis 33 lugares para a região no Campeonato de Portugal. Foram já realizadas duas PAR Sul 2015/2016, uma em Portimão e a outra em Vilamoura, no fim-de-semana passado. As duas provas foram ganhas por Beatriz Gago (Clube Naval de Portimão), sempre em duelo apertado com Manuel Fortunato (Clube de Vela de Lagos).

O velejadores juvenis disputaram já um total de 10 regatas de apuramento. Quem segue no topo do ‘ranking’, ou em lugar mais abaixo mas confortável, tem menos ansiedade. Mas quem ocupa lugares próximos do fim da tabela vai viver em Tavira, talvez, o fim-de-semana mais emocionante da época.

Diogo Garcia ocupa o 33º lugar no ‘ranking’ de apuramento após 10 regatas e vai estar a competir ’em casa’. Para este velejador do Clube Náutico de Tavira, o fim-de-semana vai ser de nervos à flor da pele. Ansiedade também não deve faltar a Marta Cavaco (CNPortimão) e Marta Fortunato (CVLagos), respetivamente, 31ª e 32ª no ‘ranking’.

Interessante vai ser observar a garra com que atletas próximo do apuramento vão velejar em Tavira, como por exemplo Julia Rodriguez (Associação Naval do Guadiana), 34ª no ‘ranking’, ou mesmo a jovem Erica Porto (CNTavira), que tem feito uma boa temporada e está na 37ª posição do ‘ranking’. Vai estar a velejar no seu ‘campo de treinos’ e segue a 4 lugares do apuramento para o Campeonato de Portugal de Juvenis.

Além da emoção própria ao momento da decisão sobre as presenças num campeonato de Portugal, a 3ª PAR Sul 2015/2016 vai também estar aberta às classes Laser 4.7, Laser Radial e 420, contando para estas como Prova de Ranking Regional.

Comentários