pub

42º Torneio Internacional de Vela do Carnaval | Dia 1

Condições Excelentes em Vilamoura

Clássica da Vela Nacional e teste para o Mundial Optimist em Vilamoura começou este sábado (®RodrigoMRato/LxSailing)
Clássica da Vela Nacional e teste para o Mundial Optimist em Vilamoura começou este sábado (®RodrigoMRato/LxSailing)
pub

Condições excelentes de vento e mar marcaram o primeiro dia do 42º Torneio Internacional de Vela do Carnaval, que começou este sábado e decorre até terça-feira, 8 de Fevereiro, em Vilamoura. A clássica da vela nacional tem organização do Clube Internacional da Marina de Vilamoura. O primeiro dia teve uma forte marca feminina algarvia: Beatriz Gago (Clube Naval de Portimão) venceu duas regatas em Optimist e Daniela Miranda (Associação Naval do Guadiana) lidera a classificação feminina em Laser 4.7, ocupando o 4º lugar na geral após três regatas.

Vento a soprar entre os 10 e os 15 nós de Sudoeste, com mar agitado, permitiu que fosse cumprido o programa agendado de três regatas.

Em Optimist Juvenis, numa prova que serve de teste para o Mundial da classe a realizar, de 25 de Junho a 4 de Julho, em Vilamoura, domínio alemão com Mic Mohr e Jonathan Seidl a ocuparem as duas primeiras posições e o espanhol José Toranjo Lobo a ser terceiro. Manuel Ramos, do Clube de Vela do Barreiro, é 7º da geral mas o grande destaque do dia acaba por ser Beatriz Gago, que venceu duas das três regatas realizadas no grupo amarelo mas uma desqualificação por largar adiantada, deixa-a na 54a posição da geral.

Júlia Cardoso, da Associação Náutica da Madeira, lidera nos Optimist Infantis, seguida de Tiago Lima e Marta Alves, ambos do Clube de Vela de Viana do Castelo.

Diogo Costa/Pedro Costa, do Clube de Vela Atlântico, estão na frente dos 420, com Tomás Barreto/João Prieto e Rita Lopes/Pedro Cruz, ambos do Clube Naval de Cascais, a serem 2º e 3º, respectivamente.

Henrique Brites, do Clube Naval de Cascais, comanda em Laser Radial. Tomás Martins, do Sport Algés e Dafundo e Tomás Pires de Lima, do Clube de Vela Atlântico, ocupam as 2ª e 3ª posições. Carolina João, do Sport Algés e Dafundo, é a mais bem classificada no feminino ocupando o 4º lugar.

João Ilhão, Miguel Rouxinol e Gonçalo Peixoto, todos do Clube de Vela Atlântico são os três da frente em Laser 4.7. Daniela Miranda, da Associação Naval do Guadiana, é a melhor feminina no 4º posto.

Nos Snipe, Luís Guedes Queiroz/António Pereira, do Clube Naval de Cascais estão na frente. Tiago Roquette/Salvador Roquette, do Clube We Do Sailing está no 2o lugar e Pedro Barreto/Sofia Barreto, do Clube Naval de Cascais, fica com o terceiro posto.

A dupla Luís Santos/João Santos, do Clube de Vela do Sado, lidera em Dart 18. António Santos/Rita Santos, também do Clube de Vela do Sado, é segundo e Francisco Melo/António Jesuíno, do CIMAV, estão na terceira posição.

Fonte: Nota de Imprensa Federação Portuguesa de Vela

Comentários