pub

Prova em Espanha com 342 Optimist de 20 países

Algarvios Brilham em Troféu Internacional

Beatriz Gago, Clube Naval de Portimão, recebe o prémio pelo 2º lugar Feminino. Foi 9ª na geral de 342 velejadores em Torrevieja (®JoaquinCarrion)
Beatriz Gago, Clube Naval de Portimão, recebe o prémio pelo 2º lugar Feminino. Foi 9ª na geral de 342 velejadores em Torrevieja (®JoaquinCarrion)
pub

Beatriz Gago (Clube Naval de Portimão) fez 9º lugar geral e 2º feminino no IX Troféu Internacional de Optimist Cidade de Torrevieja, prova que juntou 342 velejadores em representação de 20 países. Guilherme Cavaco (Ginásio Clube Naval de Faro) foi 12º na geral e 1º Sub-12 Masculino, mas esteve à beira de um resultado ainda melhor na classificação geral, uma vez que venceu três das oito regatas que disputou ao longo dos três dias do troféu em Espanha.

O IX Troféu Internacional de Optimist Cidade de Torrevieja é uma das quatro provas da ‘Optimist Excellence Cup 2015/2016’ e foi durante três dias, desde sexta-feira até hoje, domingo 31 de janeiro; a capital da classe Optimist, juntando alguns dos melhores velejadores europeus da classe.

Largadas difíceis com tantos velejadores. Na imagem destaca-se Beatriz Gago a tentar ganhar posição (®JoaquinCarrion)

Largadas difíceis com tantos velejadores. Na imagem destaca-se Beatriz Gago a tentar não perder posição (®JoaquinCarrion)

Portugal esteve representado em Torrevieja por 11 velejadores: cinco do Ginásio Clube Naval de Faro (Guilherme Cavaco, William Risselin, Miguel Sancho, Mariana Ramos e Leonor Dutra), uma do Clube Naval de Portimão (Beatriz Gago) e cinco do Clube Naval de Cascais (Sebastião Caiado Ramirez, Gonçalo Barreto, Pedro de Sousa Camacho, Manuel Cruz e Zilas Danke Nascimento).

As três melhores classificações portuguesas em Torrevieja foram alcançadas por velejadores algarvios (ver resultados, abaixo). Beatriz Gago viajou para Espanha integrada no grupo do Ginásio Clube Naval de Faro e com as despesas pagas pelos próprios pais. “O Clube Naval de Portimão apoiou com o barco e material, mas não deu apoio monetário porque não participou na prova enquanto clube, devido à proximidade da regata do carnaval”, comentou Luís Fonseca, diretor desportivo do CNPortimão.

Beatriz Gago, Campeã de Portugal Juvenis Femininos, fez uma prova muito regular em Torrevieja

Beatriz Gago, Campeã de Portugal Juvenis Femininos, fez uma prova muito regular em Torrevieja

A jovem velejadora de Portimão, Campeã de Portugal Juvenis Femininos em título, fez uma prova muito regular em Torrevieja. O seu melhor resultado em regatas foi um 4º lugar, mas andou sempre entre os 20 primeiros, com excepção em duas duas regatas (27º e 43º), uma das quais (a pior) foi descartada. A regularidade permitiu-lhe ir subindo na tabela classificativa, concluindo a prova em 9º lugar na geral e 2º feminino… a 32 pontos da vencedora feminino, a italiana Gaia Falco (6ª na geral).

Guilherme Cavaco, Vice-Campeão de Portugal Infantis, venceu três regatas em Torrevieja (®JoaquinCarrion)

Guilherme Cavaco, Vice-Campeão de Portugal Infantis, venceu três regatas em Torrevieja (®JoaquinCarrion)

Guilherme Cavaco, Vice-Campeão de Portugal Infantis Masculinos em título, fez uma prova de emoções fortes e esteve à beira de um resultado absolutamente excepcional. O velejador de Faro venceu 3 das 8 regatas que disputou durante três dias em Torrevieja. Acabou por ser fortemente penalizado por dois resultados desastrosos na antepenúltima e penúltima regatas do troféu (57º e 66º), dos quais só o pior foi descartado. Mostrou muita garra e concentração, ao vencer a última regata da prova… depois de dois maus resultados consecutivos.

O jovem velejador de Faro terminou o troféu em 12º lugar na geral (com 342 velejadores em prova) mas foi o melhor da sua idade. Guilherme Cavaco conquistou para Portugal o 1º lugar na subcategoria Sub-12; um justo prémio para a brilhante prova realizada em Espanha.

Guilherme Cavaco recebe o prémio pelo 1º lugar Sub-12 em Torrevieja (®JoaquinCarrion)

Guilherme Cavaco recebe o prémio pelo 1º lugar Sub-12 em Torrevieja (®JoaquinCarrion)

Resultados Portugueses | IX Troféu Internacional Cidade Torrevieja

9. Beatriz Gago (Clube Naval de Portimão) – 1º Feminino

12. Guilherme Cavaco (Ginásio Clube Naval de Faro) – 1º Sub-12

76. William Risselin (GCNFaro)

103. Sebastião Caiado Ramirez (Clube Naval de Cascais)

131. Miguel Sancho (GCNFaro)

195. Zilas Dunke Nascimento (CNCascais)

212. Gonçalo Barreto (CNCascais)

218. Leonor Dutra (GCNFaro)

222. Manuel Cruz (CNCascais)

332. Mariana Ramos (GCNFaro)

333. Pedro de Sousa (CNCascais)

Comentários