pub

Etapa da Taça do Mundo de Vela | Classe 49er

Algarvio Medalha de Prata em Miami

José Costa e Jorge Lima fizeram 2º lugar na etapa de Miami da Taça do Mundo de Vela (®JesusRenedo/SailingEnergy/WorldSailing)
José Costa e Jorge Lima fizeram 2º lugar na etapa de Miami da Taça do Mundo de Vela (®JesusRenedo/SailingEnergy/WorldSailing)
pub

Jorge Lima/José Costa conquistaram um espectacular segundo lugar na classe 49er na etapa de Miami da Taça do Mundo da Federação Internacional de Vela, que ontem terminou em águas norte-americanas. José Costa é velejador algarvio, natural de Tavira. A dupla nacional foi sétima na Regata das Medalhas e alcança um resultado muito motivador rumo aos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro 2016.

Jorge Lima/José Costa marcaram presença na Regata das Medalhas, onde estiveram os dez primeiros da geral de 49er. Com o vento muito instável de direcção, a dupla nacional foi sétima e manteve o segundo lugar na geral. Os espanhóis Diego Botin/Iago Lopez Marra foram os vencedores, com os suecos Carl Sylvan/Marcus Anjemark a ficarem com o bronze.

A dupla portuguesa de 49er está federada pelo Clube Naval de Cascais e qualificou Portugal nessa classe de Vela para os Jogos Olímpicos Rio de Janeiro 2016. A qualificação tinha sido alcançado antes desta prova da Taça do Mundo em Miami. O algarvio José Costa fez a sua formação de vela no Clube Náutico de Tavira.

Jorge Lima/José Costa assumiram o comando da frota 49er em Miami no primeiro dia de prova. Depois desceram para 3º e conseguiram recuperar para 2º, segurando essa posição num primeiro dia em que Jorge Lima velejou com febre e num segundo dia, a Regata das Medalhas, ontem, com vento a não ajudar.

JorgeLima/José Costa ultrapassaram contrariedades clínicas, alcançaram um excelente resultado e já estão a caminho de outra prova importante (@TeamJorgeLima/JoseCosta)

JorgeLima/José Costa ultrapassaram contrariedades clínicas, alcançaram um excelente resultado e já estão a caminho de outra prova importante (@TeamJorgeLima/JoseCosta)

“Um agradecimento especial para o Gustavo que não só veio mais uma vez aumentar os níveis aos quais se trabalha, como também teve de substituir o Fernando em mais de metade do campeonato, em virtude deste ter adoecido com alguma gravidade! Hoje é dia de viagem para Clearwater onde vai ser disputado o próximo mundial, e nós já estamos a recuperar com os olhos postos no que aí vem!”, comunicou a equipa, Jorge Lima/José Costa na sua página oficial no Facebook.

Mais Portugueses em Miami

Em RS:X, João Rodrigues terminou na 12a posição da geral. O holandês Dorian Van Rijsselberge ficou com o ouro, o britânico Nick Dempsey foi segundo e o chinês Aichen Wang, terceiro.

Em 470 masculino, João Villas-Boas/Tomás Camelo acabaram no 14º lugar. Os norte- americanos Stuart Mcnay/David Hughes alcançaram o triunfo, seguidos dos gregos Panagiotis Mantis/Pavlos Kagialis e dos espanhóis Onan Barreiros/Juan Curbelo Cabrera.

Rui Silveira foi 65º na classe Laser. O brasileiro Robert Scheidt venceu. O francês Jean Baptiste Bernaz e o neozelandês Sam Meech foram 2º e 3º respectivamente.

Fonte: Nota de Imprensa da Federação Portuguesa de Vela

Comentários