pub

16 e 17 janeiro | Surfistas algarvios poderão estar presentes

Circuito APS Estreia na Poça

apssurftour
pub

Nos dias 16 e 17 de janeiro, a praia da Poça, em Cascais, acolhe a maior reunião de estrelas do surf nacional, na 1ª edição do APS Surf Tour. O evento é organizado pela Academia Profissional de Surf,  projeto de treino especializado de atletas e que, atualmente, integra nas suas fileiras os melhores surfistas portugueses da atualidade como Vasco Ribeiro, Joaquim Chaves, Nic von Rupp, Salvador Couto ou Tomás Fernandes.

A prova na praia da Poça estava prevista para os passados dias 12 e 13 de dezembro, mas foi adiada – para 16 e 17 de janeiro – devido a condições adversas. Será a primeira etapa de um circuito que terá provas itinerantes ao longo do ano, promete a APS.

O Algarve está presente no projeto APS e poderá estar no mapa do circuito. A academia abriu há poucos meses uma delegação na região algarvia, liderada pelo surfista Miguel Mouzinho, com quem se treinam agora algumas promessas regionais, como Michael Conlan e João Maria Mendonça.

Algarvio Francisco Duarte está com a APS na Grande Lisboa desde o início da academia (®BentoDosSantos/Arquivo/Dez15/Kanguru)

Algarvio Francisco Duarte está com a APS na Grande Lisboa desde o início da academia (®BentoDosSantos/Arquivo/Dez15/Kanguru)

Outros dois surfistas algarvios de grande talento, Francisco Duarte e Jakob Lilienweiss treinam-se com a APS na Grande Lisboa. Francisco Duarte, que em 2015 representou Portugal no Mundial Junior por Equipas na California, é o elo algarvio mais antigo com a APS, com quem começou a treinar-se ainda na fase Surftechnique, há mais de 3 anos.

Os surfistas algarvios referidos poderão participar na primeira etapa da APS Surf Tour. Na praia da Poça são esperados mais de 100 surfistas nas categorias de sub-12, sub-14, sub-16 open e feminino. Estão garantidas as presenças de Nic von Rupp, uma das grandes promessas do surf nacional e mundial, Vasco Ribeiro, campeão do mundo de surf júnior, Joaquim Chaves, campeão nacional sub 12, entre muitos outros.

Antes da grande final, no domingo, dia 17, irá realizar-se uma “expression session” com alguns atletas convidados do Top Nacional, que vão juntar-se aos atletas APS. Durante o evento haverá também oferta de aulas de surf a todos os interessados. As inscrições podem ser feitas via Instagram e Facebook.

O APS Surf Tour é organizado pela Academia Profissional de Surf e pelo Surfing Clube da Costa do Sol.

Comentários