pub

Imagens | Pictures | Ondas do Dia

Martim e Xico no Kanguru

pub

Arrifana, quarta-feira 30 de dezembro. A poderosa e pouco frequente ‘direita’ do Kanguru, em frente ao Portinho da Arrifana, ergueu-se a preceito para celebrar o ritual de passagem dos dois melhores juniores algarvios da sua geração. Frederico ‘Martim’ Magalhães e Francisco Duarte despediram-se de 2015 com uma surfada de emoções fortes, numa onda que ‘separa os rapazes dos homens’ e onde os dois jovens atletas provaram estar à altura da fase adulta das suas carreiras que vão iniciar em 2016.

‘Martim’ e Xico cumpriram em 2015 o seu último ano desportivo como juniores. Em 2016 vão competir como adultos na categoria Open. O ritual de passagem foi cumprido no Kanguru, quarta-feira, 30 de dezembro, em ondas com 2,5 metros de altura, onde os dois amigos e surfistas mostraram todo o seu talento.

Francisco Duarte teve um ano de sonho. O surfista de Portimão sagrou-se Campeão Sub-18 no Circuito Regional de Surf do Sul e foi chamado à Seleção Nacional, para representar Portugal no Mundial de Surf Junior da ISA, na California, EUA. Após três anos a treinar-se na Grande Lisboa, primeiro com a Surftechnique e agora com a Academia Profissional de Surf, Francisco Duarte está preparado para o desafio Open e apresenta um surf sólido e metódico.

Frederico ‘Martim’ Magalhães fez 5º lugar no Campeonato Nacional de Surf Esperanças 2015, onde foi o melhor Sub-18 do Sul de Portugal. Desde Outubro começou a treinar-se com regularidade na Ericeira, sob a orientação de José Maria Pyrrait, e tem vindo a habituar-se a ondas do calibre do Kanguru. O algarvio fechou o ano com exibições prodigiosas nas duas última etapas do Circuito da Associação de Surf da Costa da Caparica. Ao seu surf progressivo, muito expontâneo, ‘Martim’ está agora a juntar maior poder físico e manobras mais explosivas… uma boa receita para a competição Open.

‘Martim’ e Francisco foram à Arrifana à procura de mar grande e encontraram o Kanguru ‘a bombar’ com ondas de 2,5 a 3 metros de altura. Entraram na água pelo meio-dia e estiveram sozinhos no ‘line up’ durante cerca de hora e meia, aproveitando a onda a seu belo prazer. ‘Martim’ arriscou um tubo numa das  ‘bombas’ maiores, mas a onda fechou e partiu-lhe a tábua.

O nosso amigo e surfista Bento dos Santos acompanhou a sessão de ‘Martim’ e Francisco no Kanguru e fez o espetacular registo fotográfico de ondas do dia. Não era a única câmera apontada aos surfistas. Havia outra que filmava… e aqui fica também o video da sessão:

Video da sessão

Kanguru is a powerful rightander point break just in front of the little fishing harbour in Arrifana. It doesn’t break often, but when it does is big, strong and fast. The two best junior surfers of their generation in the Algarve had a session there on Wednesday, 30th December. Surfers say that Kanguru is a wave only for tough men. Frederico ‘Martim’ Magalhães and Francisco Duarte tamed the beast, proving they are ready to say goodbye to the Junior Division. They are now grown men … and surfers. Pictures by Bento dos Santos.

Comentários