pub

Video | Os novos talentos de Sérgio Wu Brandão

Sérgio Apresenta Nova Geração de Surfistas

A nova geração de talentos treinada por Sérgio Wu Brandão (de costas na imagem) mostrou-se na Ponta Ruiva, em Junho (®PauloMarcelino/Arquivo)
A nova geração de talentos treinada por Sérgio Wu Brandão (de costas na imagem) mostrou-se na Ponta Ruiva, em Junho (®PauloMarcelino/Arquivo)
pub

Sérgio Wu Brandão é o mais conceituado treinador de surf no Algarve. O fundador do Algarve Surf Clube e Algarve Surf School teve participação ativa na formação dos melhores surfistas algarvios da atualidade. Há poucos dias, o experiente treinador apresentou um video com “a nova geração a caminho das ondas futuras”, um grupo de 8 surfistas dos 4 aos 12 anos em formação há cerca de um ano. Pelo que vimos no video e pelo que sabemos do treinador… vem aí muito talento para ‘dar cartas’ amanhã.

Sérgio começou a trabalhar a sério na formação de novos talentos do surf em 1996, “data tabu” em que fundou o Algarve Surf Clube. “Comecei a levar os miúdos para as praias, aos campeonatos, por todo o País e lá fora… e nunca mais parei”, disse o treinador, ao Swell-Algarve.

Em Agosto de 2014, também na Ponta Ruiva, Sérgio Wu já 'empurrava nas espumas' os futuros talentos do Algarve (®PauloMarcelino/Arquivo)

Em Agosto de 2014, também na Ponta Ruiva, Sérgio Wu já ‘empurrava nas espumas’ os futuros talentos do Algarve (®PauloMarcelino/Arquivo)

Durante quase duas décadas, Sérgio Wu Brandão formou os melhores competidores e surfistas do Algarve em pranchas curtas (‘shortboards’), nomeadamente Marlon Lipke, Miguel Mouzinho, Francisco Canelas, Alex Botelho e os irmãos Luca e Joackim Guichard, entre outros. Até o pro-surfer galego Gonny Zubizarreta se treinou com Sérgio no Algarve. Mais recentemente teve também intervenção no melhoramento de novos talentos como Francisco Duarte e Jakob Lilienweiss.

Nos últimos anos, Sérgio esteve recolhido da ribalta. A paternidade abriu outros horizontes na sua vida pessoal, mas também acabou por levá-lo, de novo, para a praia. Os seus dois filhos, de 6 e 4 anos de idade, estão no grupo da “nova geração a caminho das ondas futuras”. “Esta geração é que me chama”, confessa o carismático treinador.

Sérgio Wu Brandão consegue uma grande cumplicidade com os 'miúdos' (®PauloMarcelino/Arquivo)

Sérgio Wu Brandão consegue uma grande cumplicidade com os ‘miúdos’ (®PauloMarcelino/Arquivo)

Sérgio Wu Brandão recomeçou a trabalhar com a nova geração de “miúdos” há cerca de um ano. Do grupo inicial sobraram 8 a 9 surfistas que constituem a nova geração empenhada e que vai começar a entrar em campeonatos regionais já a partir de Janeiro do próximo ano. “Estou a curtir. Os miúdos são loucos. Podíamos fazer mais, mas ainda não temos a sede e infra-estruturas que a câmara prometeu ajudar a conseguir”, diz o treinador.

A nova geração de pupilos de Sérgio Wu Brandão é constituída por miúdos dos 4 aos 12 anos de idade, a maioria com 6 e 7 anos.  Os treinos implicam o envolvimento dos pais. “Os pais brincam com eles, vestem-lhes o fato e levam-nos para a água. E eu, devagar, vou moldando. É preciso trabalhar o pai, para treinar o filho”, explica o treinador.

Veja o video da “nova geração” clicando AQUI

“Todos eles parecem ter bom potencial”, diz Sérgio Wu Brandão, referindo-se ao grupo da “nova geração”. No grupo há um miúdo que mostra maior apetência por “mar grande e puxa pelos outros”. E há outro miúdo que mostra um nível técnico muito evoluído e sobre o qual o treinador diz: “Ele vai ganhar o Sub-12 regional”. No conjunto, todos são muito “persistentes” e “vão dar cartas mais tarde”. O futuro está aí…

Comentários