pub

E melhor português na 'European Tour of Longboard'

Luís Esteves Top 4 Nacional Longboard

Luís Esteves, o melhor 'longboarder' algarvio, Top 4 Nacional Open e Top 7 ETL (®PauloMarcelino/Arquivo)
Luís Esteves, o melhor 'longboarder' algarvio, Top 4 Nacional Open e Top 7 ETL (®PauloMarcelino/Arquivo)
pub

Terminou o Circuito Nacional de Longboard 2015. Os algarvios ficaram bem classificados no ‘ranking’ final, liderados pelos atletas do Clube de Surf de Faro Luís Esteves (Clube de Surf de Faro), Top 4 nacional Open; José Mestre Top 3 nacional Sub-18; e Inês Martins, vice-campeã nacional Feminino.

O sucesso de Inês Martins foi alcançado no fim-de-semana passado, em São Pedro do Estoril, na prova única feminina realizada no âmbito da derradeira etapa do circuito nacional, que teve seis etapas Open e Sub-18. Inês Martins realizou apenas duas etapas Open e concluiu o circuito nacional no 25º posto nessa categoria.

Inês Martins, vice-campeã nacional de Longboard 2015 (®PauloMarcelino/Arquivo)

Inês Martins, vice-campeã nacional de Longboard 2015 (®PauloMarcelino/Arquivo)

Luís Esteves fez a melhor nota (8,75) do primeiro dia da etapa em São Pedro do Estoril e concluiu a prova na 5ª posição. Feitas as contas, o experiente ‘longboarder’ farense termina a época no quarto lugar do ‘ranking’ nacional Open. “Não foi mau, mas podia ter sido melhor”, comentou Luís Esteves, que fez o seu melhor resultado no circuito em Gaia, 2º lugar na 4ª etapa.

“Agora é focar-me no próximo fim-de-semana, na última etapa do circuito europeu de longboard”, acrescenta o atleta do Clube de Surf de Faro. Luís Esteves é o melhor português, sétimo no ‘ranking’ do ‘European Tour og Longboard’ (ETL), da European Surfing Federation. Este circuito é composto por duas etapas (ambas em Portugal) e a última etapa vai ser disputada em São Pedro do Estoril, no próximo fim-de-semana.

Manuel Mestre, 'Necas', Top 6 Nacional Open Longboard (®PauloMarcelino/Arquivo)

Manuel Mestre, ‘Necas’, Top 6 Nacional Open Longboard (®PauloMarcelino/Arquivo)

O veterano Manuel ‘Necas’ Mestre é o segundo melhor algarvio no ‘ranking’ final Open do Circuito Nacional de Longboard 2015, que concluiu na 6ª posição e com menos uma etapa. O melhor resultado alcançado por ‘Necas’ no circuito foi o 4º lugar na 2ª Etapa, na Costa de Caparica, onde fez a sua única final. “Para o ano há mais”, promete Manuel Mestre, presidente do Clube de Surf de Faro.

Bons Sinais para o Futuro

Os jovens Isaac Felizardo (Iate Clube Marina de Portimão) e José Mestre (CSFaro) terminaram, respetivamente, em 14º e 16º lugar no ‘ranking’ final Open, ambos com menos duas etapas nessa categoria e num total de 45 atletas nacionais.

José Mestre, Top 3 Nacional Sub-18 (®PauloMarcelino/Arquivo)

José Mestre, Top 3 Nacional Sub-18 (®PauloMarcelino/Arquivo)

Os dois jovens algarvios estiveram melhor na categoria Sub-18. José Mestre concluiu o circuito em 3º lugar no ‘ranking’ nacional Sub-18 e com menos uma etapa. O melhor resultado de José Mestre foi o 2º lugar alcançado na 2ª Etapa, na Costa de Caparica. Isaac Felizardo ficou em 4º lugar no ‘ranking’ nacional Sub-18 e com menos duas etapas disputadas. Isaac foi 3º classificado nas 4 etapas em que participou.

As prestações de José Mestre e de Isaac Felizardo dão boas indicações para o futuro da representação algarvia no nacional de Longboard. Os dois jovens contam com a ajuda e experiência dos veteranos ‘Necas’ e Luís Esteves e este último ainda pode encerrar o ano com um bom resultado no europeu.

Isaac Felizardo, Top 4 Nacional Sub-18, 'the new kid on the block' (PauloMarcelino/Arquivo)

Isaac Felizardo, Top 4 Nacional Sub-18, ‘the new kid on the block’ (AlbertoFelizardo/Arquivo)

Os campeões do Circuito Nacional de Longboard 2015 foram João Dantas (Open) e Kathleen Barrigão (Sub-18). Os dois surfistas da Linha do Estoril são muito jovens, o que constitui também um bom sinal para o futuro da modalidade. Ambos revelaram ao Swell-Algarve que em 2016 vão apostar no circuito europeu QS.

Comentários