pub

Campeonato Nacional Masters | Nacionais Open e Dropknee

Francisco Pinheiro Semifinalista Masters em Supertubos

Francisco Pinheiro é o 5º melhor Master Nacional, mas não se deu bem no Open em Supertubos (®DireitosReservados/Arquivo)
Francisco Pinheiro é o 5º melhor Master Nacional, mas não se deu bem no Open em Supertubos (®DireitosReservados/Arquivo)
pub

Francisco Pinheiro (Associação de Bodyboard de Sagres) foi semifinalista, 5º classificado no Campeonato Nacional de Bodyboard Masters, em Supertubos, este fim-de-semana 14 e 15 de novembro. O campeonato nacional decorreu no âmbito do Peniche Bodyboard Meeting 2015 powered by Montepio, que incluiu ainda a 7ª Etapa (última) do Circuito Nacional de Bodyboard Masculino e a 3ª Etapa (última) do Circuito Nacional de Bodyboard Dropknee.

Peniche recebeu este fim-de-semana a 1ª edição do Campeonato Nacional de Bodyboard Masters, destinado a ‘bodyboarders’ com mais de 35 anos de idade. Manuel Centeno (AON) venceu o campeonato e conquistou o primeiro título nacional português de Campeão de Bodyboard Masters.

O algarvio Francisco Pinheiro passou em primeiro as suas baterias dos oitavos e dos quartos-de-final Masters. Nas meias-finais, o atleta de Sagres liderou a sua bateria até dois minutos do fim, altura em que o 2º e o 3º apanharam uma onda cada. “Demorou a sair as notas. Quando percebi que tinha passado para 3º já só tinha 20 segundos… e não vieram mais ondas”, comentou Francisco Pinheiro, para o Swell-Algarve.

Peniche Bodyboard Meeting 2015 | Dia 2

As fases finais em Supertubos foram disputadas este domingo em ondas de meio-metro, sem vento. Sábado, o mar esteve maior na costa sul da península de Peniche, com ondulação de metro e ‘offshore’ em Supertubos.

Foram estas as condições no primeiro dia de prova, no qual Francisco Pinheiro perdeu em 4º na bateria de abertura da etapa Open. Gonçalo Pinheiro (Associação de Bodyboard de Sagres) estava inscrito na etapa Open, mas não compareceu, pelo que também perdeu ‘de primeira’, nos oitavos-de-final.

Apesar do 5º lugar Masters, a derrota precoce no Open deixou um ‘sabor amargo’ a Francisco Pinheiro. “Os campeonatos nunca me correm bem nos Supertubos. Não consigo acertar com as ondas”, lamentou o carismático bodyboarder algarvio. Não é por acaso que é notória a predominância de bodyboarders locais nas finais do evento (ver abaixo).

Peniche Bodyboard Meeting 2015 | Dia 1

O Peniche Bodyboard Meeting 2015 powered by Montepio consagrou campeões nacionais Manuel Centeno em Masters (vencedor da etapa) e Diogo Pimenta em Dropknee, terceiro na final mas já campeão após ter vencido a sua bateria nas meias-finais. Hugo Pinheiro chegou a Peniche já campeão nacional Open e venceu a etapa naquela categoria masculina.

Peniche Surf Clube, Câmara Municipal de Peniche e Federação Portuguesa de Surf organizaram o Peniche Bodyboard Meeting 2015 powered by Montepio. O evento teve os apoios Montepio, Rip Curl, Refresh Bodyboards, AEE Magicam, Midland, Águas do Vimeiro, Rewind e Bombeiros Voluntários de Peniche.

Finais Peniche Bodyboard Meeting 2015

Campeonato Nacional Masters (evento único e estreia)

1. Manuel Centeno – campeão nacional

2. Rui Barreira

3. Hélio ‘Laranja’ Conde (local)

4. Nuno Leitão

Open Masculino (7ª Etapa – última)

1. Hugo Pinheiro (COMS) – campeão nacional

2. Daniel Fonseca (PPSC) – local

3. William Lourenço (PPSC) – local

4. Hélio ‘Laranja’ Conde (PPSC) – local

Dropknee (3ª Etapa – última)

1. Hélio ‘Laranja’ Conde (PPSC) – local

2. Nuno Neto (CRCQL)

3. Diogo Pimenta (AON) – campeão nacional

4. Tiago Pimentão (ESC)

Comentários