pub

Novo regime de treinos com José Pyrrait

‘Martim’ Muda para a Ericeira

'Martim' Magalhães foi o 2º melhor junior ex-aequo na Liga Moche. Na imagem. em ação na Expression Session do Montepio Cascais Pro (®PauloMarcelino)
'Martim' Magalhães foi o 2º melhor junior ex-aequo na Liga Moche. Na imagem. em ação na Expression Session do Montepio Cascais Pro (®PauloMarcelino)
pub

Frederico ‘Martim’ Magalhães (Clube Naval de Portimão) mudou-se do Algarve para a Ericeira. O surfista algarvio iniciou esta semana um novo regime de treinos que o coloca em residência com o conhecido treinador José Pyrrait, com quem já trabalha há um ano. “É a melhor decisão ter ido para a Ericeira. Estou num grupo onde me encaixo bem e vou treinar um tipo de ondas que é importante saber surfar”, disse ‘Martim’, ao Swell-Algarve.

Frederico ‘Martim’ Magalhães deixou a casa dos pais no concelho de Silves e mudou-se para a Ericeira há três dias. Hoje, quinta-feira 29 de outubro, falou ao Swell-Algarve enquanto viajava de Peniche para a Ericeira, depois de uma surfada na Foz do Arelho, à procura de tubos… que não havia. “Mudei-me para a Ericeira há três dias. A partir de agora, todos os meses passo três semanas na Ericeira e uma semana no Algarve”.

O surfista algarvio treina-se com José Pyrrait desde o início do ano e já viajou de autocaravana com o treinador e o filho dele, o surfista Henrique Pyrrait, para provas do Pro Junior Europeu em Espanha e França. ‘Martim’ já está habituado ao convívio com os Pyrrait, mas a partir de agora vai, praticamente, viver com eles.

Surfista algarvio tem 18 anos e treina à distância com José Pyrrait desde o ano passado… agora vai viver com o treinador na Ericeira (®PauloMarcelino)

Surfista algarvio tem 18 anos e treina à distância com José Pyrrait desde o ano passado… agora vai viver com o treinador na Ericeira (®PauloMarcelino)

“Sinto-me bem aqui (Ericeira). Já me habituei bastante a estar cá”, disse ‘Martim’. Após um ano de treinos esporádicos com José Pyrrait, o surfista já sente evolução no seu surf: “Sinto mais consistência nas manobras, mais concentração em competição e maior confiança nos ‘heats’. O José tem imenso jeito para a parte psicológica e isso ajuda muito em competição”, disse ‘Martim’ Magalhães.

Os treinos agora passam a ter um regime muito mais intensivo e também com forte incidência na preparação física do atleta, particularidade pela qual é bem conhecido o treinador José Pyrrait. Nestes primeiros três dias de novo regime, por exemplo, os treinos têm sido puxados: surfar, sair da água e treinar o físico, voltar para a água, nadar e só depois surfar outra vez; tudo de seguida. “Estou bem cansado”, confessou o atleta.

Na Ericeira, o surfista algarvio passa também a ter acesso a ondas mais consistentes; ondas em fundo de rocha (‘point breaks’) e ondas tubulares. “No Algarve procurava sempre ir para o outro lado (Costa Oeste), mas era complicado. Na Ericeira é mais fácil. Há ondas mais consistentes e posso variar muito mais com idas a Peniche, Carvacelos, ou Guincho”, admitiu o surfista.

'Martim' vai trocar os 'beach breaks' algarvios pelos 'point breaks' e ondas mais consistentes e tubulares do litoral Centro-Oeste do País (®PauloMarcelino/Arquivo)

‘Martim’ vai trocar os ‘beach breaks’ algarvios pelos ‘point breaks’ e ondas mais consistentes e tubulares do litoral Centro-Oeste do País (®PauloMarcelino/Arquivo)

Além de passar a ter acesso quase diário a ondas mais consistentes, e de trocar o quase exclusivo regime algarvio de ondas em fundo de areia (‘beach breaks’) por ondas em fundo de rocha, Frederico ‘Martim’ Magalhães vai treinar com surfistas mais evoluídos e esse será também um fator importante na evolução do atleta.

Em 2015, ‘Martim’ Magalhães foi o melhor júnior algarvio a nível de resultados nacionais (5º melhor Sub-18 e 2º melhor júnior a par com Henrique Pyrrait na Liga Moche, 25ºs). O surfista algarvio venceu o Rumblefish da Volcom na Praia do Amado, na categoria Pro-Am, e vai lutar pelo apuramento para a final mundial da prova, em Trestles, em Junho de 2016. Será já na primeira temporada do novo regime de treinos.

‘Martim’ Magalhães é um surfista de enorme talento natural, mas que não tem tido o devido acompanhamento técnico. A tentativa com a Surf Lisbon, no início do ano, acabou por não resultar, muito por causa da distância. A aproximação a José Pyrrait passa agora a regime de treinos a tempo inteiro, que o surfista algarvio nunca teve. A mudança para a Ericeira é, talvez, o passo mais importante na carreira do surfista algarvio.

Comentários