pub

Moche Rip Curl Pro Portugal | World Surf League

Mick e Adriano Afastam Pressão

"Sonhamos desde miúdos em conquistar o título mundial em Pipeline", disse Mick Fanning (®PauloMarcelino)
"Sonhamos desde miúdos em conquistar o título mundial em Pipeline", disse Mick Fanning (®PauloMarcelino)
pub

Mick Fanning e Adriano de Souza chegaram a Portugal separados por 450 pontos na liderança do ‘ranking’ do Samsung Galaxy Championship Tour. Esta quarta-feira de manhã, 21 de outubro, o australiano e o brasileiro foram entrevistados no programa matinal dos eventos CT da World Surf League e desvalorizaram a pressão pelo título mundial e indicaram preferir que a decisão aconteça na próxima (última) etapa do CT, em Pipeline.

O australiano Mick Fanning pode sagrar-se Campeão do Mundo em Portugal, se vencer a prova em Peniche e Adriano de Souza não passar da terceira ronda. Mick Fanning já venceu em Portugal por duas vezes, incluindo o ano passado; e Adriano de Souza venceu uma vez (2011). O que vimos esta manhã em Supertubos foi dois surfistas bastante focados e determinados em relativizar a pressão do título.

"Portugal é uma grande oportunidade para voltar à liderança e levar a decisão do título para Pipeline", disse Adriano de Souza (®PauloMarcelino)

“Portugal é uma grande oportunidade para voltar à liderança e levar a decisão do título para Pipeline”, disse Adriano de Souza (®PauloMarcelino)

“Provavelmente, a decisão vai para Pipeline”, disse Mick Fanning. “Portugal é uma grande oportunidade para voltar à liderança e levar a decisão do título para Pipeline”, declarou, mais incisivo, Adriano de Souza. “Sonhamos desde miúdos em sermos campeões do Mundo em Pipeline”, respondeu, indiretamente, Mick Fanning.

Portugal é a penúltima etapa do circuito da elite do surf mundial e todos os surfistas do Top 10 do ‘ranking’ CT têm ainda hipóteses matemáticas de conquistar o título mundial. Adriano de Souza referiu os compatriotas Gabriel Medina e Filipe Toledo como as principais ameaças no Top 10. Mick Fanning destacou Owen Wright, Julian Wilson e também Grabriel Medina, sublinhando que o atual campeão do mundo está numa fase de noa forma.

Ação em Supertubos deve começar sexta-feira

“O cenário está a evoluir favoravelmente para sexta-feira e daí em diante”, disse Travis Logie, comissário WSL para o evento em Peniche. No ‘call’ transmitido esta manhã pelo ‘Dawn Patrol’, Travis Logie anunciou que hoje não há competição. O Swell-Algarve pode adiantar com segurança que a prova também não começará amanhã, quinta-feira.

A ação em Supertubos deve começar sexta-feira, 23 de outubro. Chegará amanhã à noite a Peniche um ‘swell’ favorável, capaz de produzir ondas de altura superior à do próprio surfista em Supertubos, sexta-feira. Prevê-se que o melhor momento seja no final da manhã, prolongando-se pela tarde, mas aí já com ‘onshore’ prejudicial.

Supertubos totalmente 'flat' pelas nove horas desta manhã de quarta-feira (®PauloMarcelino)

Supertubos totalmente ‘flat’ pelas nove horas desta manhã de quarta-feira (®PauloMarcelino)

As previsões apontavam para a possível realização do campeonato em quatro dias seguidos, a partir de sexta-feira. O ‘swell’ que está para chegar será mais fraco mas ainda surfável sábado e domingo.

O comissário Travis Logie revelou esta manhã que um outro ‘swell’ no Mar de Lavrador ganhou força e deverá produzir ondas excelentes em Supertubos na próxima semana, particularmente terça e quarta-feira, 27 e 28 de outubro. A janela do evento prolonga-se até dia 31, pelo que a organização pode optar por esperar por esse segundo ‘swell’.

Comentários