pub

Moche Rip Curl Pro Portugal | World Surf League

Peniche à Espera de Ondas

'Line up' em Supertubos pelas nove horas da manhã desta terça-feira, 20 de outubro (®PauloMarcelino)
'Line up' em Supertubos pelas nove horas da manhã desta terça-feira, 20 de outubro (®PauloMarcelino)
pub

O primeiro dia da janela de competição do Moche Rip Curl Pro Portugal, hoje, terça-feira 20 de outubro, foi declarado dia de descanso. Supertubos mantém-se ‘adormecido’. As previsões de ondas para a 10ª Etapa (penúltima) do Samsung Galaxy Championship Tour não são favoráveis para esta semana. A World Surf League prevê boas ondas apenas a partir de sexta-feira.

Esta manhã, o parque de estacionamento dos surfistas em Supertubos estava vazio. Os atletas – com excepção para os surfistas indicados para o primeiro ‘heat’ – nem sequer foram à praia. A poderosa onda de Supertubos não se mostrou ainda. Do outro lado da península de Peniche, no Baleal, a ondulação estava mais forte esta manhã, mas com má formação devido ao vento que subiu de intensidade, de ontem para hoje.

Manhã com um ligeiro 'offshore', perfeito; mas com falta de 'swell' em Supertubos (®PauloMarcelino)

Manhã com um ligeiro ‘offshore’, perfeito; mas com falta de ‘swell’ em Supertubos (®PauloMarcelino)

Pelas nove horas da manhã, o ‘line up’ em Supertubos debitava uma ondulação bonita mas pequena, meio-metro em período lento e com ligeiro ‘offshore’. Não foi o suficiente para dar início à prova, aguardando-se por novo ‘call’, às 08h00 de amanhã, quarta-feira.

As previsões para esta semana não são famosas. “Um padrão desfavorável a bom surf em Peniche tem pairado no Atlântico Norte nos últimos dias. Infelizmente, isto vai resultar num ‘swell’ pela cintura ou menos terça-feira e surf mínimo quarta e quinta-feira“, noticia a WSL.

Esta manhã foi assim. Previsões indicam que Supertubos vai despertar sexta-feira (®PauloMarcelino)

Esta manhã foi assim. Previsões indicam que Supertubos vai despertar sexta-feira (®PauloMarcelino)

Uma área de baixas pressões a Noroeste de Peniche deverá produzir um ‘swell’ significativo para sexta-feira, que entrará em dissipação sábado e domingo. A julgar pelas previsões, sexta-feira poderá haver ação em Supertubos, com ondas mais altas que os surfistas e vento ‘offshore’ ao final da manhã.

A janela de competição do Moche Rip Curl Pro Portugal prolonga-se até 31 de outubro. Aguarda-se por novas previsões, que se presume serem mais favoráveis para a próxima semana. Supertubos clássico oferece condições excepcionais para tubos e este ano pode decidir o campeão do Mundo. Mick Fanning conquistará o seu quarto título mundial se ganhar a prova e Adriano de Souza não chegar ao 9º lugar na classificação final.

Comentários