pub

2015 ISA World Junior Surfing Championship - Dia 5

Maratona de Emoções em Oceanside

Mariana Assis foi a única sobrevivente de Portugal na maratona de eliminações e competiu com dores devido a uma otite (®SeanEvans/ISA)
Mariana Assis foi a única sobrevivente de Portugal na maratona de eliminações e competiu com dores devido a uma otite (®SeanEvans/ISA)
pub

O Dia 5 de competição no Mundial de Surf Junior – ISA World Junior Surfing Championship, sexta-feira 16 de outubro, foi uma jornada de emoções fortes em Oceanside, com o programa preenchido por rondas de eliminação em todas as categorias. Nove atletas portugueses entraram em ação e apenas uma sobreviveu ao dia de repescagem. A Seleção de Portugal está agora reduzida a duas meninas: Mariana Assis, que superou ‘o Dia da Sobrevivência’; e Teresa Bonvalot, única que se mantém no Quadro Principal, em Sub-18 Feminino e Sub-16 Feminino.

O Mundial de Surf Junior termina domingo. Ontem, sexta-feira foram realizadas mais que uma ronda de eliminação na maioria em todas as categorias, excepto Sub-18 Feminino (apenas uma ronda de repescagem). Portugal iniciou o dia em 5º lugar na classificação por equipas, em igualdade com a Austrália; e terminou a jornada em 8º (lugar que ocupa à partida para o penúltimo dia do campeonato, hoje, sábado, e apenas com duas atletas em prova). Estados Unidos da América lideram a classificação por equipas.

Os oito atletas portugueses que ontem tiveram de realizar mais que um heat de repescagem acabaram eliminados nas respetivas categorias. Jácome Correia e Guilherme Fonseca em Sub-18 Masculino; Salvador Couto e Francisco Almeida em Sub-16 Masculino; e Mariana Garcia em Sub-16 Feminino perderam nos respetivos primeiros heats de eliminação disputados ontem, sexta-feira.

Guilherme Fonseca, depois de eliminado, recebeu uns óculos escuros por ter feito o melhor 'score' do dia na véspera (®screenshot)

Guilherme Fonseca, depois de eliminado, recebeu uns óculos escuros por ter feito o melhor ‘score’ do dia na véspera (®screenshot)

Guilherme Fonseca já estava no Quadro de Repescagem, no qual tinha avançado duas rondas nos dias anteriores, escapando à eliminação sempre com ‘scores’ elevados. O surfista português foi mesmo premiado ontem com uns óculos escuros De Blanc, por ter feito o ‘score’ mais elevado do dia na véspera (16,47 pontos). Recebeu o prémio após ter sido eliminado na Ronda 4 de Repescagem Sub-18 Masculino.

Luís Perloiro em Sub-18 Masculino e Vasco Mónica em Sub-16 Masculino sobreviveram ao primeiro ‘heat’ de eliminação que ontem disputaram, mas foram eliminados na ronda seguinte. Vasco Mónica perdeu em 4º num heat ganho pelo português João Moreira, na Ronda 5 de Repescagem Sub-16 Masculino.

João Moreira superou dois ‘heats’ a eliminar e estava muito motivado para o ‘heat’ seguinte. “Até os comemos”, disse o surfista de Carcavelos, em entrevista rápida na praia após a vitória na ronda 5 de repescagem. O seu ‘heat’ na Ronda 6 de Repescagem Sub-16 Masculino foi o último do dia.

João Moreira estava confiante após vencer o seu segundo 'heat' a eliminar… mas perdeu no seguinte, o último do dia (®sreenshot)

João Moreira estava confiante após vencer o seu segundo ‘heat’ a eliminar… mas perdeu no seguinte, o último do dia (®sreenshot)

João Moreira travou uma intensa batalha tática pelo 2º lugar com o costa-riquenho Aldo Chirinos e perdeu. O surfista português foi eliminado em 3º, num ‘heat’ totalmente dominado pelo norte-americano John Mel, filho do conhecido comentador e promotor do circuito de ondas grandes da World Surf League, Pete Mel.

Em Sub-18 Feminino foi realizada apenas uma ronda de repescagem (ronda 4), com as últimas 12 meninas em prova nesse quadro. Mariana Assis foi 2ª no seu ‘heat’ e avançou para a Ronda 5 de Repescagem, onde sobram apenas 8 raparigas. A surfista portuguesa mostrou muita garra ao competir com dores, devido a uma otite causada por uma queda em ‘free surf’ na véspera.

Mariana Assis e Teresa Bonvalot continuam na rota das medalhas. Mariana Assis vai entrar em ação, este sábado, 17 de outubro, pelas 18h05 (hora de Portugal Continental) no segundo dos dois ‘heats’ da Ronda 5 de Repescagem Sub-18 Feminino.

Teresa Bonvalot mantém Portugal no Quadro Principal em duas categorias, Sub-18 e Sub-16 Feminino (®FPS)

Teresa Bonvalot mantém Portugal no Quadro Principal em duas categorias, Sub-18 e Sub-16 Feminino (®FPS)

Teresa Bonvalot não competiu ontem e permanece no Quadro Principal, onde ainda tem margem para um erro. A Bicampeã Nacional entra na água este sábado pelas 16h05 (hora de Portugal Continental), no segundo de dois ‘heats’ da Ronda 4 do Quadro Principal Sub-16 Feminino. Teresa correrá depois para o outro lado do pontão, para a outra zona de competição, onde vai competir pelas 16h40, num ‘super heat’ de abertura da Ronda 4 do Quadro Principal Sub-18 Feminino.

Acompanhe a ação em direto AQUI . Os ‘heats’ de Teresa Bonvalot às 16h40 e de Mariana Assis às 18h05 vão ser disputados na área sul de competição, que tem transmissão webcast em direto (a área norte funciona em simultâneo mas não tem transmissão; é onde Teresa Bonvalot irá disputar o seu ‘heat’ Sub-16 Feminino às 16h05). A área sul será também palco da Taça Aloha (por equipas), com início previsto para as 22h00 (hora de Portugal Continental).

Links:

Seleção de Portugal no Mundial em Oceanside _ Dia 4

Seleção de Portugal no Mundial em Oceanside – Dia 3

Seleção de Portugal no Mundial em Oceanside – Dia 2

Seleção de Portugal no Mundial em Oceanside – Dia 1

Comentários