pub

2015 ISA World Junior Surfing Championship | Dia 2

Teresa Bonvalot Vence Dois Heats

Teresa Bonvalot cumprimentada depois da vitória em Sub-18 Feminino, que repetiu em Sub-16 Feminino (®ChrisGrant/ISA)
Teresa Bonvalot cumprimentada depois da vitória em Sub-18 Feminino, que repetiu em Sub-16 Feminino (®ChrisGrant/ISA)
pub

O segundo dia de competição no Mundial de Surf Junior – 2015 ISA World Junior Surfing Championship, estreou as meninas em Oceanside, California, esta terça-feira, 13 de outubro. Teresa Bonvalot representa Portugal em Sub-18 e Sub-16 e venceu os seus ‘heats’ na primeira ronda das duas categorias femininas. Mariana Assis (Sub-18F) e Mariana Garcia (Sub-16F) também avançaram para a Ronda 2. Em Sub-16 Masculino, Salvador Couto, Francisco Almeida e Vasco Mónica apuraram-se para a Ronda 3, tal como Luís Perloiro e Jácome Correia em Sub-18 Masculino, também esta terça-feira.

Dia longo de competição em Oceanside, com surfistas de 36 países em ação desde o nascer ao por do sol e em duas áreas de prova a funcionar em simultâneo. Boas ondas ‘offshore’ da parte da manhã, a permitir até alguns tubos; e mar mais pequeno e ‘onshore’ da parte da tarde. O padrão habitual de surf em Oceanside, que deve repetir-se esta quarta-feira, para ver em direto (AQUI – apenas um dos palanques) a partir das 15h00 em Portugal Continental.

O surf de Teresa Bonvalot já tinha dado nas vistas durante as sessões de treino antes de começar o campeonato (®ChrisGrant/ISA)

O surf de Teresa Bonvalot já tinha dado nas vistas durante as sessões de treino antes de começar o campeonato (®ChrisGrant/ISA)

Teresa Bonvalot foi a protagonista Portuguesa do Dia 2 em Oceanside. A Bicampeã Nacional (Open Feminino), com apenas 16 anos de idade, venceu com autoridade os seus dois ‘heats’ na primeira ronda Sub-18 Feminino e Sub-16 Feminino. Neste último ‘heat’, já na madrugada de hoje (hora Portuguesa), Teresa fez uma onda de 7,33 pontos no início (que reforçou com um 5,70) e deixou as adversárias a lutar apenas pelo 2º lugar.

O Dia 2 foi bastante positivo para as meninas da Seleção de Portugal, uma vez que todas se apuraram para a Ronda 2 nas respetivas categorias. Em Sub-18 Feminino, Teresa Bonvalot e Mariana Assis venceram os respetivos ‘heats’ da Ronda 1. Em Sub-16 Feminino, Teresa voltou a vencer e Mariana Garcia apurou-se em 2º no seu ‘heat’.

Mariana Garcia ‘caiu’ para 3º a dois minutos do fim do seu ‘heat’, mas recuperou o 2º lugar de apuramento na última onda, pela qual recebeu 2,53 pontos, acima dos 1,75 pontos de que precisava para o apuramento.

Dois Portugueses na Repescagem

Ontem, Dia 2 do Mundial de Surf Junior, foram também disputadas as segundas rondas Sub-18 e Sub-16 Masculino. Luís Perloiro e Jácome Correia apuraram-se em 2º para a Ronda 3 Sub-18 Masculino, categoria em que Guilherme Fonseca ‘caiu’ para a Repescagem, ao ser 3º no seu ‘heat’ da Ronda 2.

Depois de um primeiro dia positivo (na imagem), Guilherme Fonseca foi ontem relegado para a Repescagem Sub-18 (®FPS)

Depois de um primeiro dia positivo (na imagem), Guilherme Fonseca foi ontem relegado para a Repescagem Sub-18 (®FPS)

Em Sub-16 Masculino, os quatro Portugueses em prova – Salvador Couto, Francisco Almeida, Vasco Mónica e  João Moreira – apuraram-se todos para a Ronda 3, com destaque para João Moreira, o único a vencer o seu ‘heat’ na Ronda 2 e com um ‘score’ sólido de 13 pontos.

O quadro de Repescagem vai começar esta quarta-feira, Dia 3 do Mundial de Surf Junior. É o tudo ou nada para os surfistas que arriscam hoje as primeiras eliminações em Oceanside. O algarvio Francisco Duarte e Guilherme Fonseca vão ser os portugueses em ação nesse quadro de ação sem margem para erros. Vamos Portugal !

Seleção de Portugal no Mundial em Oceanside – Dia 1

 

Comentários