pub

2015 ISA World Junior Surfing Championship | Dia 1

Seleção Passa Primeiro Teste

Seleção de Portugal em Oceanside. Algarvio Francisco Duarte segura uma bandeira à esquerda na imagem (®SeanEvans/ISA)
Seleção de Portugal em Oceanside. Algarvio Francisco Duarte segura uma bandeira à esquerda na imagem (®SeanEvans/ISA)
pub

A Seleção de Portugal entrou bem no Mundial de Surf Junior – 2015 ISA World Junior Surfing Championship, na California, EUA. No primeiro dia de competição em Oceanside, San Diego, entraram em ação sete atletas portugueses Sub-18 e Sub-16 e seis avançaram para a Ronda 2 nas respetivas categorias. O algarvio Francisco Duarte, penalizado com uma interferência no último ‘heat’ do dia passou para o quadro de repescagem.

A competição em Oceanside começou pelas 07h00 locais (15h00 em Lisboa), segunda-feira, 12 de outubro, e proporcionou alguns momentos de espetáculo com boas ondas. O primeiro dia foi preenchido com a primeira ronda masculina Sub-18 e Sub-16, com ‘heats’ em simultâneo, em zonas de competição distintas, para as duas categorias. O Mundia tem mais de 320 surfistas em representação de mais de 35 países.

Luís Perloiro (na imagem) avançou para a Ronda 2 Siub-18, tal como Jácome Correia e Guilherme Fonseca (®ChrisGrant/ISA)

Luís Perloiro (na imagem) avançou para a Ronda 2 Siub-18, tal como Jácome Correia e Guilherme Fonseca (®ChrisGrant/ISA)

Francisco Duarte entrou na água ao final da tarde, já com o sol no horizonte. O algarvio disputou o último ‘heat’ Sub-18 Masculino do dia. O surfista de Portimão, em estreia ao serviço da equipa nacional, atacou a bateria com determinação e acabou por ser castigado com uma interferência, o que lhe retirou metade da sua segunda melhor nota e deu mais uma onda ao adversário que sofreu a interferência.

Penalizado com a interferência, Francisco Duarte concluiu a bateria em 3º, com 5,90 pontos. O algarvio ficou a 1,64 pontos da pontuação do segundo classificado, que avançou diretamente para a Ronda 2. Os 3º e 4º classificados nas baterias passam do quadro principal para o quadro de repescagem.

Salvador Couto em tubo no seu 'heat na Ronda 1 Sub-16 Masculino, que venceu (®SeanEvans/ISA)

Salvador Couto em tubo no seu ‘heat na Ronda 1 Sub-16 Masculino, que venceu (®SeanEvans/ISA)

Portugal teve hoje na água em Oceanside os seus atletas masculinos. Dos quatro surfistas portugueses Sub-18, três avançaram para a Ronda 2 – Luís Perloiro, Jácome Correia e Guilherme Fonseca -, todos eles em 2º nas respetivas baterias da Ronda 1. Francisco Duarte passou para a repescagem Sub-18 Masculino.

Na categoria Sub-16 Masculino, Salvador Couto e Vasco Mónica venceram os respetivos ‘heats’ e avançaram para a Ronda 2 da categoria. Francisco Almeida também avançou para a Ronda 2, mas em 2º no seu ‘heat’ da Ronda 2. João Moreira está no Heat 30 Sub-16 Masculino e, segundo os resultados disponíveis, não competiu no primeiro dia.

Vasco Mónica venceu o seu 'heat' na Ronda 1 (na imagem) e avançou para a Ronda 2 Sub-16 Masculino (®SeanEvans/ISA)

Vasco Mónica venceu o seu ‘heat’ na Ronda 1 (na imagem) e avançou para a Ronda 2 Sub-16 Masculino (®SeanEvans/ISA)

A competição foi hoje interrompida – já depois da 01h30, hora de Lisboa – após o Heat 30 Sub-18 Masculino (com Francisco Duarte). A categoria Sub-16 Masculino terá sido interrompida após o Heat 28. A ação recomeça às 07h00 locais (15h00 em Lisboa) de terça-feira, 13 de outubro, e pode ser acompanhada em direto AQUI . Vamos Portugal !

Surfistas da seleção portuguesa apoiam-se unidos na praia (®SeanEvans/ISA)

Surfistas da seleção portuguesa apoiam-se unidos na praia (®SeanEvans/ISA)

Seleção de Portugal – Mundial Junior 2015 (California)

Sub16 Feminino
Mariana Garcia
Teresa Bonvalot

Sub18 Feminino
Mariana Assis
Teresa Bonvalot

Sub16 Masculino
Francisco Almeida
João Moreira
Salvador Couto
Vasco Mónica

Sub18 Masculino
Francisco Duarte
Guilherme Fonseca
Jácome Correia
Luís Perloiro

Comentários