pub

Francisco Duarte | Seleção de Portugal | Mundial de Surf Junior

Felicidade e Orgulho na Hora da Partida

"Estou muito feliz e espero representar Portugal da melhor forma". Palavras do algarvio Francisco Duarte a caminho do Mundial Junior da California (®DireitosReservados)
"Estou muito feliz e espero representar Portugal da melhor forma". Palavras do algarvio Francisco Duarte a caminho do Mundial Junior da California (®DireitosReservados)
pub

Francisco Duarte estava incrédulo. A poucas horas da partida com a Seleção de Portugal para o Mundial de Surf Junior por equipas 2015 VISSLA ISA World Junior Surfing Championship, em San Diego, California; o surfista de Portimão falou ao Swell-Algarve sobre a emoção de representar o País, os treinos dos últimos dias e o novo ‘quiver’ Xcult que vai levar para os Estados Unidos da América. “Tenho um sentimento de muita felicidade e orgulho”, disse o surfista.

O Mundial de Surf Junior por equipas começa domingo, dia 11, e decorre até ao domingo seguinte, 18 de outubro.  A Seleção de Portugal viaja às cinco da manhã de sexta-feira, 9 de outubro, de Lisboa para Amesterdão e daí para San Diego. “Ainda vamos conseguir surfar na onda do campeonato sexta-feira. O nosso hotel é mesmo em frente à praia”, disse Francisco Duarte.

O surfista algarvio, 18 anos de idade, realizou um sonho e concretizou um dos objetivos da época ao ser chamado à Seleção de Portugal. Esta quinta-feira, enquanto preparava a bagagem e as pranchas novas, Francisco Duarte estava ainda espantado. “Ainda nem acredito que vou. Só quando estiver no aeroporto”, comentou o atleta do Clube Naval de Portimão.

Aos 15 anos de idade, Francisco Duarte confessava ao Swell-Algarve que queria ser surfista profissional. Foi nesse ano que se mudou para Lisboa, para se treinar com a Surftechnique e agora com a Academia Profissional de Surf. Depois de muitos estágios com a Equipa Nacional Junior, o surfista algarvio conseguiu ser chamado à Seleção.

“Sempre quis representar o meu País. Gosto muito do meu País. Sou muito patriota. Estou muito feliz e espero representar Portugal da melhor forma”, disse Francisco Duarte, ao Swell-Algarve.

Sintonia do surfista com o 'shaper' Rui 'Picos' Menezes, da Xcult; é um dos segredos do sucesso (®DireitosReservados)

Sintonia do surfista com o ‘shaper’ Rui ‘Picos’ Menezes, da Xcult; é um dos segredos do sucesso (®DireitosReservados)

Os últimos dias antes da viagem foram preenchidos com treinos intensos e específicos. “Treinei imenso em abordagem competitiva esta semana. Houve dias em que acordei às 6h30 para ir treinar. Fizemos muitos heats e simulações de competição”, revelou Francisco Duarte.

Um dos treinos ficou mais vivo na memória do surfista algarvio. “Segunda-feira treinei, na Poça e na Bolina, com o norte-americano Kanoa Igarashi, provavelmente o melhor surfista do mundo da minha idade e com possibilidade de entrar no CT no próximo ano. Houve um heat que lhe ganhei. Um em três. Não é mau”, disse, entre sorrisos, Francisco Duarte.

Francisco Duarte vai levar quatro pranchas para o Mundial Junior na California. O surfista de Portimão vai levar a sua ‘prancha mágica’ – “uma 6,0 que tenho usado imenso e adoro” – e mais três pranchas novas, a estrear no campeonato; duas 6,0 e uma 5,10 para mar mais pequeno. “As pranchas estão incríveis. Tenho feito um trabalho incrível com o Rui ‘Picos’ Menezes”, ‘shaper’ da Xcult, da fábrica Xhapeland, que tem apoiado o surfista algarvio.

Malas feitas, pranchas novas e muitas emoções na ‘bagagem’ do surfista de Portimão, que há três anos abandonou a sua cidade-berço, para perseguir o sonho que agora está simbolizado ao representar Portugal numa competição internacional. Boas ondas a toda a Seleção !

Seleção de Portugal – Mundial Junior 2015 (California)

Sub16 Feminino
Mariana Garcia
Teresa Bonvalot

Sub18 Feminino
Mariana Assis
Teresa Bonvalot

Sub16 Masculino
Francisco Almeida
João Moreira
Salvador Couto
Vasco Mónica

Sub18 Masculino
Francisco Duarte
Guilherme Fonseca
Jácome Correia
Luís Perloiro

Comentários