pub

#9 Samsung Galaxy Championship Tour | Pro France 2015

Previsões Épicas para Hossegur

Campeonato em Hossegur deve começar quinta-feira (®WSL/Poullenot/Aquashot)
Campeonato em Hossegur deve começar quinta-feira (®WSL/Poullenot/Aquashot)
pub

A chave está no vento. A Etapa 9 do Samsung Galaxy Championship Tour – Quiksilver Pro France (masculino) e Roxy Pro France (feminino) – cumpre esta quarta-feira, 7 de outubro, o segundo dia de espera em ‘lay day’. Os resquícios do Furacão Joaquin estão a empurrar um swell forte para a Europa Ocidental. Hossegur apresentava esta manhã ondas de 2,5 a 3 metros, mas desconjuntadas por um forte vento ‘onshore’, o que levou o comissariado da World Surf League a adiar o começo do evento pelo segundo dia consecutivo.

O Furacão Joaquin reduziu a sua intensidade para tempestade tropical, mas é a mais forte tempestade tropical no Hemisfério Norte em décadas. Espera-se que se afaste de terra ao entrar em águas mais frias, mas tudo indica que mantenha a sua intensidade durante a transição para a mudança de rumo, o que é invulgar e vai manter a projeção de swell forte para a Europa Ocidental nos próximos dias.

A altura das ondas em Hossegur (mais propriamente em Culs Nuls, local exato da prova) mostrava a força da tempestade Joaquin esta manhã, mas o vento intenso de mar para terra (‘onshore’) desmanchava as ondas e desaconselhava o surf. Nenhum surfista estava esta manhã na água a treinar em Culs Nuls. É necessária a mudança na direção do vento, de terra para o mar (‘offshore’), por forma a criar condições ideais para o começo do campeonato.

As previsões indicam que o vento rode para ‘offshore’ em Hossegur ao final da tarde desta quarta-feira. De acordo com o comissário Kieren Perrow, da World Surf League, esperam-se condições ‘offshore’ para amanhã, quinta-feira, início de um período ótimo de três dias com condições ideais para tubos em ondulação de metro a metro e meio em Culs Nuls.

O ‘site’ de previsões MagicSeaWeed anuncia mesmo que o Quiksilver Pro France e Roxy Pro France vão ter condições épicas este ano, ao nível do que aconteceu em 2010, na altura devido aos efeitos do Furacão Igor. Espera-se um campeonato de alto nível. Pode acompanhar a ação em direto, clicando AQUI … a partir das 08h00 de quinta-feira.

Kelly Slater não cumpriu a anunciada possibilidade de não participar na perna europeia do Championship Tour e estará na água no primeiro ‘heat’ do Quiksilver Pro France, contra Jadson Andre e Brett Simpson.

A prova masculina em França é fundamental para os quatro principais candidatos ao título mundial neste momento: Mick Fanning (líder), Adriano de Souza, Filipe Toledo e Owen Wright. Na divisão feminina, o Roxy Pro France pode coroar já a norte-americana Courtney Conlogue como campeã do mundo. A californiana precisa ganhar e esperar que a havaiana Carissa Moore não passe da Ronda 4. Stay tuned !

Comentários