pub

2015 VISSLA ISA World Junior Surfing Championship | 11 a 18 outubro

Jakob vai Representar Alemanha na California

Jakob Lilienweiss chegou ao Algarve aos 7 anos de idade. Começou a praticar surf há cerca de 4 anos. Tem 18 anos de idade (®DireitosReservados)
Jakob Lilienweiss chegou ao Algarve aos 7 anos de idade. Começou a praticar surf há cerca de 4 anos. Tem 18 anos de idade (®DireitosReservados)
pub

Jakob Lilienweiss (Algarve Surf Clube) vai competir pela Seleção da Alemanha no Mundial de Surf Junior – 2015 VISSLA ISA World Junior Surfing Championship, nos dias 11 a 18 de outubro, em Oceanside, San Diego, California. O surfista algarvio participa pelo segundo ano consecutivo no Mundial Junior da International Surfing Association (ISA), mas este ano leva ‘mais surf no pé’, fruto dos estágios com a Academia Profissional de Surf (APS), com quem vai passar a treinar-se a tempo inteiro a partir de novembro. Antes de viajar para os EUA, Jakob falou com o Swell-Algarve sobre o Mundial Junior e a mudança de vida para a Grande Lisboa.

“Não tenho pressão para tirar um bom resultado na California. Vou descontraído. Quero fazer bom surf em todos os ‘heats’“, disse Jakob Lilienweiss, ao Swell-Algarve. O surfista de Tavira, 18 anos de idade e com nacionalidade alemã, foi selecionado para a California ao ser 3º classificado Sub-18 no nacional alemão o ano passado. “Na Alemanha é diferente. Não temos estágios nem selecionador, ou treinador. É através do campeonato nacional que se apura a seleção de surf na Alemanha”, explicou o surfista.

Jakob Lilienweiss tem uma das mais poderosas linhas de rail do surf junior algarvio (@DireitosReservados)

Jakob Lilienweiss tem uma das mais poderosas linhas de rail do surf junior algarvio (@DireitosReservados)

A Alemanha não vai ter uma seleção completa na California e nunca poderá competir pelas medalhas, sendo essa a razão pela qual Jakob diz não sentir pressão para tirar um bom resultado. O Mundial Junior é disputado em quatro categorias: Sub-18 masculino e feminino e Sub-16 também masculino e feminino. Uma seleção nacional completa é composta por quatro atletas em cada uma das duas categorias masculinas e duas atletas em cada categoria feminina. A Alemanha vai competir apenas na divisão masculina, com quatro atletas Sub-18 (entre os quais Jakob Lilienweiss) e dois atletas Sub-16.

Em 2014, Jakob ‘perdeu de primeira’ no Mundial Junior no Equador. “Foi uma experiência nova, numa dimensão muito grande. Eu estava muito nervoso“, explicou o surfista algarvio. Este ano, Jakob já sabe ao que vai e está com um nível de surf superior.

“No inverno treinei bastante com o Sérgio Brandão (Algarve Surf Clube) e isso ajudou-me a superar a lesão e a evoluir. Depois comecei a competir mais no Pro Junior Europeu. Foi muito importante. Cada etapa foi um passo em frente no meu surf. No verão fiz estágios com a APS, nomeadamente na Indonésia, e evolui bastante”, disse Jakob Lilienweiss, ao Swell-Algarve.

Surfista algarvio viajou e treinou muito este ano, evoluindo bastante o seu surf (®DireitosReservados)

Surfista algarvio viajou e treinou muito este ano, evoluindo bastante o seu surf (®DireitosReservados)

Jakob não conhece a onda junto ao Pontão Oceanside, onde vai realizar-se o Mundial Junior 2015. “Nunca fui lá. Suponho que seja parecida com Huntington Beach. É um ‘beach brake’ como temos no Algarve. A onda não vai ser um obstáculo”, garantiu o surfista de Tavira, vice-campeão Sub-18 do Circuito Regional de Surf do Sul 2015.

As previsões apontam para boa ondulação, água quente e bom tempo durante o período do Mundial Junior em Oceanside. “Vão ser duas boas semanas”, concluiu Jakob Lilienweiss.

Mudança de Vida

Jakob Lilienweiss vai regressar ao Algarve dia 22 de outubro, iniciando de imediato os preparativos para se mudar para a Grande Lisboa, onde a partir de novembro começa a treinar-se com a APS a tempo inteiro. “Vou viver para a Linha do Estoril, em principio para Carcavelos”, revelou o surfista, ao Swell-Algarve.

O surfista algarvio congelou a sua matrícula universitária – entrou em Economia, no ISEG – e vai cumprir um ano sabático, para se dedicar totalmente ao surf. “Vou para a Linha (do Estoril) para estar mais perto dos treinos APS e da cena do surf nacional. Aqui no Algarve passa-nos tudo ao lado”, justificou.

'Tail off the lip'. O 'power surfing' de Jakob vai agora ser levado ao limite (®DireitosRservados)

‘Tail off the lip’. O ‘power surfing’ de Jakob vai agora ser levado ao limite (®DireitosRservados)

“Às vezes tenho a sorte de estar na água, no Algarve, com o Marlon, o Mouzinho, o Canelas, ou os irmãos Guichard e isso puxa por mim. Lá em cima (Grande Lisboa) há muitos a surfar melhor que eu e isso é bom; cria uma pressão saudável que nos leva a dar o nosso melhor”, explicou Jakob.

Depois do ‘namoro’ em estágios, o ‘casamento’ com a APS está, oficialmente, marcado para novembro. “Estou com bastante vontade. Nunca treinei a 100 por cento, porque tinha sempre a escola. Vou por toda a minha energia nisso e continuar a divertir-me”, perspectiva Jakob Lilienweiss.

"Vemos-nos por aí", promete o surfista algarvio (®DireitosRservados)

“Vemos-nos por aí”, promete o surfista algarvio (®DireitosRservados)

O surfista algarvio quer evoluir o seu ‘power surfing’ ao máximo, mas sem perder o prazer de estar na água como sendo a principal força dessa evolução. “Tem que ser por gosto que acordamos às seis da manhã para ir treinar e não por obrigação”, sublinha.

Apesar de mudança para a Grande Lisboa, Jakob Lilienweiss vai viajar muitas vezes ao Algarve, para visitar os pais e participar nas etapas do Circuito Regional de Surf do Sul. “Vemos-nos aí, nos regionais”, promete o surfista, que tenciona também manter a sua ligação ao Algarve Surf Clube. “O clube ajudou-me muito este ano. Simpatizo bastante com a presidente e é um clube com bastante nível”, elogiou o surfista algarvio.

Comentários