pub

Video

“Vamos Despertar o Skimming no Algarve”

pub

Miguel Braz (‘Migas’) e Igor Pacheco (‘Manxinha’), ambos de 21 anos e residentes em Lagos, são os protagonistas do video produzido e apresentado esta semana pela surf shop Lagos Surf Center com o objetivo de dar novo fôlego a uma modalidade que já foi mais popular na região. “Vamos despertar o skimming no Algarve”, disse ‘Migas’, ao Swell-Algarve.

Miguel Braz começou a fazer ‘skimming agressivo’ (nas ondas) em 2009. “Já fazia skimming desde pequeno mas só a deslizar à beira de água com uma prancha de madeira. Depois vi uns videos na net, comprei uma prancha melhor e comecei a fazer skimming agressivo”, disse o atleta.

‘Migas’ é competidor no Campeonato Nacional de Skimming e segue no 12º lugar no ‘ranking’ após 3 etapas, entre 29 competidores. Miguel Braz é atleta patrocinado pela RSkim Boards, Union Clothing (marca algarvia) e Lagos Surf Center. Igor Pacheco tem o apoio Lagos Surf Center.

“O nível do skimming em Portugal é elevado, mas no Algarve há poucos a praticar. Já esteve mais acordado e até tínhamos uma etapa do nacional em Faro. Agora está a aparecer de novo e eu quero falar com a federação para ver se consigo trazer o nacional de volta ao Algarve”, adiantou Miguel Braz.

Miguel Braz diz que o maior gozo que tira no skimming “é deslizar até à onda, fazer o turn e vir a surfar e fazer um tubo”. Ao Swell-Algarve, revelou que os locais preferidos de treino com ‘Manxinha’ são a Praia dos Caneiros (Ferragudo, concelho de Lagoa) e a Praia de Porto Mós (Lagos). “Experimentem em vez de dizer que não. Vamos ver se o skimming acorda no Algarve”, diz o atleta.

‘Migas’ é o primeiro a aparecer no vídeo, aquele que desperta com o telefonema. ‘Manxinha’ surge logo a seguir, do outro lado da ‘linha’. Na praia também podemos ver em duas ondas o veterano João Amaro, 30 anos, de Ferragudo. “Aprendi tudo com ele”, admite ‘Migas’.

Comentários