pub

Algarvio vence campeonato nacional de Infantis

Miguel Sancho Campeão de Portugal

Miguel Sancho, do Ginásio Clube Naval de Faro festejou desta forma instantes após saber que tinha ganho o campeonato (®PauloMarcelino)
Miguel Sancho, do Ginásio Clube Naval de Faro festejou desta forma instantes após saber que tinha ganho o campeonato (®PauloMarcelino)
pub

Miguel Sancho (Ginásio Clube Naval de Faro) sagrou-se Campeão de Portugal de Infantis Masculinos, esta segunda-feira, 7 de Setembro, em Faro. O EDP – XI Campeonato de Portugal de Infantis e Iniciados foi organizado pelo Ginásio Clube Naval de Faro, Federação Portuguesa de Vela e Associação Regional de Vela do Sul e foi disputado por uma centena de velejadores no campo de regatas junto à Ilha do Farol, nos dias 5 a 7 de setembro. O Algarve teve sete presenças em quatro pódios individuais, incluindo Joana Sabóia (Grupo Naval de Olhão), a nova Campeã de Portugal de Iniciados Femininos.

O campeonato foi disputado na Classe Optimist e em duas frotas distintas: Infantis (velejadores do escalão Infantil com upgrade, isto é, com autorização médica para competir em escalão superior) e Iniciados (velejadores do escalão Infantil sem upgrade ou Juvenis no seu primeiro ano de licença desportiva). Estiveram em jogo quatro títulos de Campeão de Portugal (Infantis Masculinos, Infantis Femininos, Iniciados Masculinos e Iniciados Femininos) e o Troféu Perpétuo FPV, na competição por equipas em Iniciados.

Foto de grupo dos 24 Infantis e 72 Iniciados que participaram no Campeonato de Portugal (®PauloMarcelino)

Foto de grupo dos 24 Infantis e 72 Iniciados que participaram no Campeonato de Portugal (®PauloMarcelino)

O Troféu Perpétuo da Federação Portuguesa de Vela foi ganho pelo Clube We Do Sailing, do Porto, uma academia que está este ano a cumprir o seu primeiro ano como clube federado. O troféu foi entregue pelo treinador Frederico Coutinho Rato, do Clube Naval de Portimão, que o havia ganho o ano passado.

Paul Sachs, do Clube We Do Sailing, venceu o campeonato em Iniciados Masculinos, mas tem nacionalidade estrangeira, pelo que o título de Campeão de Portugal nesta categoria foi entregue a Mário Soares, da Associação Naval da Madeira, 2º classificado na geral. O 2º lugar no pódio foi ocupado pelo 3º classificado e o 3º lugar pelo 4º. Esta situação repetiu-se nas categorias Femininos em Iniciados e Infantis.

O EDP - XI Campeonato de Portugal de Infantis e Iniciados foi disputado junto à Ilha do Farol e ficou marcado pela falta de vento (®PauloMarcelino)

O EDP – XI Campeonato de Portugal de Infantis e Iniciados foi disputado junto à Ilha do Farol e ficou marcado pela falta de vento (®PauloMarcelino)

Em Iniciados Femininos, a ‘discussão’ foi entre duas atletas de clubes algarvios: Julia Rodriguez (Associação Naval do Guadiana) venceu o campeonato na categoria, mas o título foi para Joana Sabóia, (Grupo Naval de Olhão). Júlia Rodriguez foi 1ª Femininos, 6ª na geral Iniciados. Joana Sabóia foi a segunda melhor Femininos,  21ª na geral Iniciados. A 3ª melhor menina também é algarvia, Mariana Ramos (GCNFaro), e subiu ao 2º lugar no pódio Iniciados Femininos. Foi 26ª na frota.

Em Infantis Femininos, a prova foi ganha por Laura Perez (7ª na frota), mas o título de Campeã foi ganho por Lara Carvalho (9ª na frota), sendo ambas atletas do Clube de Vela de Viana do Castelo. O 2º e 3º lugares no pódio Infantis Femininos foram ocupados por duas algarvias do Clube Naval de Portimão, respetivamente, Marta Cavaco (12ª na frota) e Mara António (14ª).

Miguel Sancho feliz após saber que tinha ganho o título de Campeão de Portugal de Infantis Masculinos (®PauloMarcelino)

Miguel Sancho feliz após saber que tinha ganho o título de Campeão de Portugal de Infantis Masculinos (®PauloMarcelino)

Em Infantis Masculinos, Miguel Sancho venceu o Campeonato e sagrou-se Campeão de Portugal. Guilherme Cavaco subiu ao 2º lugar no pódio (vice-campeão) e garantiu a ‘dobradinha’ do Ginásio Clube Naval de Faro na categoria. O 3º lugar no pódio foi ocupado por Tiago Lima (CVVCastelo), regressado de lesão prolongada devido a fratura numa perna.

“Obtivemos um conjunto de resultados que nos deixa orgulhosos”, comentou Armando Cassiano, presidente do GCNFaro, incluindo o 2º lugar de Mariana Ramos no pódio Iniciados Femininos. Semanas antes, o presidente do GCNFaro tinha indicado Miguel e Guilherme como candidatos à vitória, em declarações ao Swell-Algarve.

Falta de vento ‘trava’ Guilherme Cavaco

À beira de subir ao pódio, Miguel Sancho comentou o título conquistado: “Não estava à espera este ano. Foi difícil”. Miguel Sancho foi vice-campeão 2014 e Guilherme Cavaco 3º no campeonato do ano passado. Guilherme estava a andar melhor este ano, mas teve azar com a falta de vento, que permitiu a realização de apenas 3 regatas Infantis (e 2 Iniciados), num programa que previa 7 regatas para ambas as frotas.

O farense Guilherme Cavaco esteve perto da vitória, mas cometeu um erro que a falta de vento não lhe permitiu descartar (®PauloMarcelino)

O farense Guilherme Cavaco esteve perto da vitória, mas cometeu um erro que a falta de vento não lhe permitiu descartar (®PauloMarcelino)

Guilherme Cavaco venceu a única regata disputada no primeiro dia do campeonato (Miguel Sancho fez 3º). No sábado foram realizadas duas regatas (para ambas as frotas). Guilherme Cavaco fez 4º na primeira do dia (Miguel foi 5º) e depois cometeu um erro que lhe custou o campeonato: embaraçou-se em tubos de dragagens quando liderava a última regata de domingo e perdeu tempo, concluindo essa regata na 10ª posição (Miguel fez 4º lugar).

Hoje, segunda-feira, 7 de setembro, era a última oportunidade para Guilherme Cavaco recuperar do erro cometido na regata da véspera. Bastava concluir uma regata para poder descartar o mau resultado de domingo. As frotas ainda fizeram uma largada, mas o vento não foi suficiente para que os barcos chegassem à primeira bóia dentro do tempo limite e a regata foi anulada para ambas as frotas. Guilherme liderava a regata. O vento continuou abaixo dos mínimos e a Comissão de Regatas deu o campeonato por terminado.

Pódios EDP – XI Campeonato de Portugal de Infantis e Iniciados (2015)

Pódio Infantis Masculinos, com o presidente do GCNFaro (®PauloMarcelino)

Pódio Infantis Masculinos, com o presidente do GCNFaro (®PauloMarcelino)

Infantis Masculinos

1. Miguel Sancho (GCNFaro) – Campeão de Portugal

2. Guilherme Cavaco (GCNFaro)

3. Tiago Lima (CVVCastelo)

Pódio e Campeã, de blusa rosa, Infantis Femininos (®PauloMarcelino)

Pódio – e Campeã, de blusa rosa – Infantis Femininos (®PauloMarcelino)

Infantis Femininos

Campeã: Lara Carvalho (CVVCastelo) – melhor portuguesa

1. Laura Perez (CVVCastelo)

2. Marta Cavaco (CNPortimão)

3. Mara António (CNPortimão)

Pódio - e Campeão, de calções azuis na posição 1 - Iniciados Masculinos (®PauloMarcelino)

Pódio – e Campeão, de calções azuis na posição 1 – Iniciados Masculinos (®PauloMarcelino)

Iniciados Masculinos

Campeão: Mário Soares (ANMadeira) – melhor português

1. Paul Sachs (CWDSailing)

2. João Resende (NCBEsperança)

3. Vasco Soares (ANMadeira)

Pódio - e Campeã, de caças pretas - Iniciados Femininos (®PauloMarcelino)

Pódio – e Campeã, de caças pretas – Iniciados Femininos (®PauloMarcelino)

Iniciados Femininos

Campeã: Joana Sabóia (GNOlhão) – melhor portuguesa

1. Julia Rodriguez (ANGuadiana)

2. Mariana Ramos (GCNFaro)

3. Marta Alves (CVVCastelo)

Pódio Equipas (®PauloMarcelino)

Pódio Equipas (®PauloMarcelino)

Troféu Perpétuo FPV (equipas)

1. Clube We Do Sailing – recebeu o troféu

2. Associação Naval da Madeira

3. Sport Algés e Dafundo

Comentários