Valência, Espanha | 7 a 12 setembro

João Pinto vai ao Europeu Paralímpico

No Europeu, João Pinto vai competir em 2.4mR, barco no qual tem apenas poucos dias de mar e que experimentou pela primeira vez (foto) em agosto (®VelaSolidaria)

O algarvio João Pinto (Vela Solidária / Iate Clube Marina de Portimão) vai competir no Campeonato Europeu de Vela Paralímpica, em Valência, Espanha, nos dias 7 a 12 de setembro. O velejador de Portimão, campeão nacional e vice-campeão europeu de Vela Adaptada na Classe Access 303 Duplos, vai competir em Valência em barcos 2.4mR (individuais), uma das três classes da Vela Paralímpica. “É um teste fundamental para ir ao Mundial”, disse o treinador Luís Brito, que vai acompanhar o atleta na prova.

João Pinto é o melhor atleta de Vela Adaptada em Portugal. Os bons resultados do velejador de Portimão – atleta paraplégico na sequência de um acidente há 4 anos e que já antes praticava vela – foram todos obtidos em barcos da Classe Access, na qual o algarvio é também Medalha de Bronze Europeia em 303 Singulares. Em Portugal existem apenas 3 barcos 2.4mR, em Leixões, que não são usados em competições oficiais no nosso País e aos quais João Pinto tentou mas nunca conseguiu ter acesso.

A Vela Paralímpica é disputada em 3 Classes – 2.4mr, Skud 18 e Sonar. São estas as classes participantes no Europeu de Vela Paralímpica, em Valência, supervisionado pela Federação Europeia de Vela (EUROSAF). João Pinto teve o seu primeiro contato com os 2.4mR em Agosto, num estágio promovido pela ISAF (federação internacional de vela) em Inglaterra, em que participou – juntamente com o treinador Luís Brito e com o velejador Pedro Reis, de Cascais – no âmbito do Programa de Preparação Paralímpico definido pela Federação Portuguesa de Vela.

João Pinto venceu a prova do estágio em Inglaterra e atraiu atenções. Deverá ser convocado para o Mundial em Novembro, para tentar a qualificação paralímpica de Portugal (®VelaSolidaria)

João Pinto venceu a prova do estágio em Inglaterra e atraiu atenções. Deverá ser convocado para o Mundial em Novembro, para tentar a qualificação paralímpica de Portugal (®VelaSolidaria)

Em Inglaterra, João Pinto adaptou-se bem ao 2.4mR e venceu a prova que serviu de teste prático e final no estágio, contra outros 9 velejadores de vários países. João Pinto e o (seu) treinador Luís Brito deverão ser chamados pela Federação Portuguesa de Vela para um segundo estágio 2.4mR, em Melbourne, Austrália, em Novembro, nos dias anteriores ao Mundial Paralímpico. A confirmar-se a convocatória, João Pinto irá também participar no Mundial (em Melbourne) e tentar aí a qualificação de Portugal para os Jogos Paralímpicos Rio 2016 (Rio de Janeiro, Brasil).

João Pinto vai competir no Europeu Paralímpico em Valência com um barco 2.4mR emprestado pela Real Federação Espanhola de Vela. Segundo Luís Brito, a frota 2.4mR em Valência vai ser composta por 27 barcos. “Vão lá estar seis bons velejadores do top 15 europeu e mundial. É um teste fundamental para ir ao Mundial em Melbourne. No Europeu é que vamos ter a percepção real do nível do João Pinto, relativamente aos outros que já andam nos 2.4mR”, comentou o treinador, para o Swell-Algarve.

Comentários