4ª Etapa Circuito Nacional de Bodyboard Masculino | 29 agosto

Nevoeiro Divide Pontos na Ericeira

Gonçalo Pinheiro foi o melhor algarvio na Ericeira, 7º classificado na etapa (®PauloMarcelino/Arquivo/Fev.2015)

A 4ª Etapa do Circuito Nacional de Bodyboard Masculino terminou sem final. O forte nevoeiro que se fez sentir na Praia da Empa, Ericeira, no dia da prova, sábado 29 de agosto, atrasou o programa em cerca de três horas e, tratando-se de uma prova de dia único, já não foi possível concluir com luz do sol, tendo havido divisão de pontos entre os quatro finalistas. Gonçalo Pinheiro, em 7º lugar, foi o melhor dos 3 algarvios presentes na etapa, todos atletas da Associação de Bodyboard de Sagres.

O Circuito Nacional de Bodyboard 2015 tem-se ressentido da realização de algumas etapas em dia único. Em provas anteriores, com muitos competidores, não houve possibilidade de paragens, sujeitando-se os atletas a competir nas piores fases da maré. O circuito este ano está sob a tutela direta da Federação Portuguesa de Surf, devido à inoperacionalidade da Associação Portuguesa de Bodyboard.

Nas redes sociais sente-se o descontentamento dos atletas pela forma como o circuito está a decorrer. E nós, jornalistas, sentimos dificuldades em recolher informação e imagens das provas de bodyboard onde não conseguimos estar presentes.

Desta vez, na Praia da Empa, o efeito dia único foi pior. A etapa até teve menos ‘heats’ que os habituais, mas o nevoeiro obrigou a uma paragem prolongada.. não sobrando tempo para concluir a prova. Os pontos foram divididos entre os quatro finalistas: Hugo Pinheiro, Silvano Lourenço, Daniel Fonseca e Jaime Jesus.

A competição decorreu no ‘pico’ da Pedra Branca e contou com três atletas do Algarve. Francisco Pinheiro foi 17º classificado, acabando por não ter conseguido ir ao seu ‘heat’ dos oitavos-de-final por ter de se deslocar a Aveiro. João Pinheiro foi o segundo melhor algarvio em prova, que concluiu em 13º. O seu irmão Gonçalo chegou às meias-finais e terminou em 7º lugar.

A etapa na Ericeira ficou tristemente marcada pelo acidente sofrido por Afonso Alexandre durante uma sessão de ‘free surf’. O jovem Sub-18 ficou com o pé-de-pato preso numa rocha e o resultado foi uma lesão grave, incluindo fratura da tíbia. Afonso Alexandre ainda ia competir e tinha passagem marcada para um ‘surf trip’ à Indonésia daí a poucos dias.

Duas etapas (masculina e feminina) do nacional e uma etapa (masculina) do europeu nos dias 3 a 6 de setembro, em São Miguel

Duas etapas (masculina e feminina) do nacional e uma etapa (masculina) do europeu nos dias 3 a 6 de setembro, em São Miguel

O circuito BB mudou-se para a Praia de Santa Bárbara, na Ilha de São Miguel, onde amanhã começa o Azores Bodyboard Fest 2015. O evento decorre de 3 a 6 de setembro e inclui provas  de dois circuitos: a 5ª Etapa Masculina e 6ª Etapa Feminina do Circuito Nacional de Bodyboard (dias 3 e 4 de setembro) e a Etapa Masculina do circuito europeu ETB (dias 5 e 6 de setembro), que se estreia nos Açores.

A Associação de Bodyboard de Sagres vai estar no Azores Bodyboard Fest 2015 com dois atletas masculinos e uma feminino, Joana Schenker, que vem de duas importantes vitórias (etapa feminina nacional e etapa feminina europeia) no Miss Sumol Cup, no passado fim-de-semana. Até ontem estavam inscritas na etapa feminina nacional apenas seis atletas.

No quadro masculino, a ABS vai estar representada pelo veterano Francisco Pinheiro e pelo jovem Gonçalo Pinheiro. Segundo o ‘heat draw’ divulgado pela FPS, Francisco Pinheiro vai medir forças na Ronda 1 da etapa nacional com Silvano Lourenço, Gonçalo Soares e Pedrim Correia.

Gonçalo Pinheiro não consta no ‘heat draw’ divulgado pela FPS. O Swell-Algarve entrou em contato com o atleta esta manhã e estava nesse momento a tratar da sua inscrição. Gonçalo Pinheiro assegurou-nos que vai estar presente no Azores Bodyboard Fest 2015.

Comentários