pub

4ª Etapa Projunior Europeu | Camilla Kemp vice-campeã

Francisco Duarte 33º em Lacanau

'Line up' em Lacanau no domingo, dia em que Francisco Duarte perdeu, numa prova sempre afetada pelo vento (®WSL/LaurentMasurel)
'Line up' em Lacanau no domingo, dia em que Francisco Duarte perdeu, numa prova sempre afetada pelo vento (®WSL/LaurentMasurel)
pub

Francisco Duarte (Clube Naval de Portimão) concluiu o Airwalk Lacanau Pro Junior 2015 no grupo dos 33ºs classificados. O surfista algarvio perdeu na Ronda 3 e foi o 3º melhor surfista português em prova, a par de Miguel Blanco e Tomás Fernandes. No quadro feminino desta 4ª Etapa do Projunior Europeu, em França, a portuguesa Camilla Kemp brilhou ao conquistar o título de vice-campeã.

O melhor português em Lacanau foi João Kopke, 9º classificado (perdeu em 3º na Ronda 5), seguido de Guilherme Fonseca, 17º classificado (3º na Ronda 4). Francisco Duarte integrou o trio de portugueses com melhor classificação seguinte mas ‘perdeu por um triz’.

Depois de passar a Ronda 1 em 2º e de vencer a sua bateria na Ronda 2, Francisco Duarte perdeu em 3º na Ronda 3, a precisar de uma onda de 4,11 pontos… e com ‘score’ igual ao do 2º classificado na bateria, que se apurou por ter uma onda melhor (6 pontos).

Francisco Duarte foi o melhor dos 3 algarvios presentes no quadro masculino em Lacanau. Frederico ‘Martim’ Magalhães (Clube Naval de Portimão) não esteve bem e perdeu ‘de primeira’, em 4º na sua bateria na Ronda 1, o que lhe deu o 113º lugar na prova. ‘Martim’ perdeu sem conseguir fazer uma onda acima dos 4 pontos, o que não é nada habitual.

Jakob Lilienweiss (Algarve Surf Clube) também perdeu ‘de primeira’ mas na Ronda 2, onde foi colocado diretamente no ‘heat draw’. Jakob perdeu em 4º lugar na bateria e concluiu a prova no grupo dos 81ºs classificados.

Camilla Kemp foi vice-campeã em Lacanau. A portuguesa não chegava a uma final Projunior Europeu desde 2013 (®WSL/LaurentMasurel)

Camilla Kemp foi vice-campeã em Lacanau. A portuguesa não chegava a uma final Projunior Europeu desde 2013 (®WSL/LaurentMasurel)

Yolanda Hopkins (Clube Naval de Portimão) entrou no quadro feminino e chegou à Ronda 2, onde perdeu em 3º na bateria, concluindo a prova em 17º lugar. Camilla Kemp foi a grande surpresa portuguesa em Lacanau ao chegar à final feminina, a sua primeira final no Projunior Europeu desde 2013. Camilla Kemp perdeu o duelo com a francesa Juliette Brice, que antes havia eliminado a portuguesa Teresa Bonvalot, ‘roubando-lhe’ o comando do ‘ranking’ feminino.

O Airwalk Lacanau Pro Junior 2015 terminou esta segunda-feira, 17 de agosto e foi ganho pelo francês Nomme Mignot, que tinha sido finalista vencido na etapa anterior, em Sopela. A próxima etapa do Projunior Europeu será a última e vai decorrer nas Ilhas Canárias, nos dias 16 a 20 de Setembro.

Comentários