pub

X Campeonato de Portugal de Juvenis - Açores

Beatriz Gago Campeã de Portugal

Algarvia Beatriz Gago comandou frota feminina desde o primeiro dia (@federacaoportuguesavela)
Algarvia Beatriz Gago comandou frota feminina desde o primeiro dia (@federacaoportuguesavela)
pub

Beatriz Gago (Clube Naval de Portimão) sagrou-se este sábado Campeã de Portugal de Juvenis Femininos. A jovem velejadora algarvia concluiu na 12ª posição da classificação final o EDP – X Campeonato de Portugal de Juvenis, na Cidade da Horta, Ilha Faial, Açores. O campeonato foi organizado pela Federação Portuguesa de Vela, em conjunto com a Associação Regional de Vela dos Açores e o Clube Naval da Horta e decorreu nos dias 24 a 28 de Março.

A jovem ‘Bia’ foi a quarta melhor representante do Algarve na tabela classificativa e a primeira no quadro feminino. O melhor algarvio no campeonato foi Afonso Rodrigues (6º), seguido por Tomás Quitéria (8º) e Manuel Fortunato (9º). O novo Campeão de Portugal de Juvenis Masculinos é Francisco Fráguas (Clube de Vela do Barreiro), que comandou o campeonato desde o primeiro dia.

Beatriz Gago conquistou o título nacional juvenil depois da Medalha de Bronze Juvenil conquistada em 2014 e dos dois títulos nacionais Infantis consecutivos alcançados em 2013 e 2012. A jovem algarvia liderou a classificação feminina desde o primeiro dia e resistiu hoje às fortes alterações registadas na tabelas, depois de um dia (ontem) sem regatas devido ao mau tempo.

Este sábado, os velejadores foram divididos em duas frotas – Ouro e Prata – com os 60 melhores (Ouro) a lutarem pelos títulos nacionais, masculino e feminino. A Frota Ouro realizou três regatas (9 no total dos quatro dias) e a Frota Prata realizou 2 regatas (8 no total dos velejadores incluídos hoje nessa frota). O vento esteve fraco e o nervosismo causou muitas mudanças na classificação ao longo do dia.

Beatriz Gago chegou a subir do 7º ao 5º lugar da geral após a primeira regata deste sábado, a 7ª do campeonato. Nessa regata, Afonso Rodrigues (Ginásio Clube Naval de Faro) subiu do 9º para o 6º lugar e Tomás Quitéria (Clube de Vela de Lagos) baixou do 5º para o 11º lugar, deixando de ser o melhor algarvio na prova. Em dia de muitas alterações, a 8ª regata ‘empurrou’ Beatriz Gago para o 8º lugar e ‘puxou’ Afonso Rodrigues para o 5º lugar e Tomás Quitéria para o 7º.

Beatriz Gago (à esq) sucede a Daniela Miranda (à dir) como Campeã de Portugal de Juvenis (@paulomarcelino/arquivo/Fev.2015)

Beatriz Gago (à esq) sucede a Daniela Miranda (à dir) como Campeã de Portugal de Juvenis (@paulomarcelino/arquivo/Fev.2015)

Na 3º regata do dia, 9º (última) do campeonato, Beatriz Gago desceu para o 12º posto da classificação e conseguiu manter a liderança feminina, mas já fortemente ameaçada por Inês Mateus (CVBarreiro), 14ª a 4 pontos de distância. Nessa última regata do campeonato, Manuel Fortunato (CVLagos) ‘saltou’ do 11º para o 9º lugar da geral. Afonso Rodrigues e Tomás Quitéria desceram uma posição, concluindo o campeonato no 6º e 8º lugar, respectivamente.

O campeonato foi disputado por 120 velejadores de Portugal Continental, Açores e Madeira na Classe Optimist. O Algarve teve uma das maiores frotas regionais no Faial, composta por 28 velejadores de 5 clubes.

Daniela Miranda (Associação Naval do Guadiana) era a Campeã de Portugal, título que conquistou no ano passado, em Portimão. Nos Açores, Daniela andou quase sempre no 4º lugar feminino, mas hoje conseguiu melhores resultados e alcançou o pódio, concluindo o campeonato na 3ª posição feminina, 19ª na geral.

Afonso Rodrigues e Beatriz Gago foram os líderes, masculino e feminino, do ‘ranking’ algarvio de apuramento para o Campeonato de Portugal. Nos Açores, comprovaram o seu estatuto de melhores velejadores Juvenis do Algarve.

Classificações Algarvias no Campeonato de Portugal de Juvenis 2015

Frota Ouro (1-60)

6. Afonso Rodrigues (Ginásio Clube Naval de Faro)

8. Tomás Quitéria (CVLagos)

9. Manuel Fortunato (CVLagos)

12. Beatriz Gago (CNPortimão) – Campeã Feminino

19. Daniela Miranda (ANGuadiana)

28. Afonso Ruas (Clube Náutico de Tavira)

31. Mariana Viegas (CVLagos)

32. Guilherme Cavaco (GCNFaro)

38. João Revés (ANGuadiana)

42. Frederico Baptista (CNPortimão)

43. William Risselin (GCNFaro)

44. João Vargues (GCNFaro)

Frota Prata (61-120)

61. Cristóvão Gonçalves (GCNFaro)

62. Daniel Cristiano (CNPortimão)

63. Fernando Rodriguez (ANGuadiana)

65. Tomé Dutra (GCNFaro)

70. Rafael Ribeiro (CNTavira)

71. Joana Cavaco (GCNFaro)

74. André Cruz (ANGuadiana)

76. Ana Gil Santos (CVLagos)

81. Beatriz Cintra (CNPortimão)

82. Vladislav Bedlinskyy (ANGuadiana)

85. Miguel Sancho (GCNFaro)

89. Inês Carriço (GCNFaro)

93. Inês Caneco (CVLagos)

98. Pedro Ferreira (CNTavira)

99. Tomás Guerreiro (ANGuadiana)

101. Ricardo Cascais (CNTavira)

Comentários