Diogo Pereira (Portimão) e Yolanda Hopkins (Quarteira) sagraram-se Campeões Nacionais de Surf Escolar 2014/2015, respectivamente, nas categorias Iniciados e Feminino. A final nacional decorreu na Praia de Carcavelos, nos dias 16 e 17 de Maio, com a presença de sete competidores do Algarve, seis dos quais tiveram direito a pódio.
O grande destaque na final nacional vai para Diogo Pereira, 12 anos, que é ainda Infantil mas competiu em Iniciados, juntamente com mais dois surfistas algarvios, Ricardo Augusto (Portimão) e Bruno Gregório (Quarteira). Todos eles são atletas federados: Diogo pelo Iate Clube Marina de Portimão (Playsurf) e Ricardo e Bruno pelo Portimão Surf Clube.
—

Pódio Iniciados, com Diogo Pereira (1º), com prancha; e Ricardo Augusto (3º), de amarelo (®raquelgoncalves)
—
Bruno Gregório perdeu ‘de primeira’, na ronda inaugural (quartos-de-final), no sábado. Bruno foi eliminado no mesmo ‘heat’ em que Diogo Pereira se apurou para a fase seguinte. Ricardo Augusto também se apurou para as meias-finais (‘man-on-man’), mas foi aí eliminado por Guilherme Ribeiro, surfista federado da Costa de Caparica, Campeão Nacional Sub-12 em 2014. Ricardo Augusto (‘Ricky’) concluiu a prova em 3º lugar.
Na final, que manteve o cenário difícil de ondas pequenas e raras, Diogo Pereira apostou no ‘inside’ e derrotou Guilherme Ribeiro, que arriscou procurar ondas maiores no ‘outside’. Uma vitória importante para um atleta que era o mais novo do grupo e que está ainda em fase de progressão.
—

Pódio Juvenis, com António Silveira, à direita, 3º classificado (®raquelgoncalves)
—
Na categoria Juvenis, o Algarve estava apenas representando por António Silveira (Portimão), atleta federado pelo Portimão Surf Clube. O surfista algarvio venceu o seu ‘heat’ dos quartos-de-final e perdeu nas meias-finais ‘man-on-man’, não conseguindo encontrar soluções em mar rasteiro. Concluiu a prova em 3º lugar.
Yolanda Hopkins, aluna de uma escola em Quarteira e atleta federada pelo Clube Naval de Portimão, é, talvez, a melhor surfista feminina no Sul do País. Venceu, com naturalidade, a final Feminino em Carcavelos e sagrou-se Campeã Nacional Escolar, título que junta aos de campeã regional (Sul) Open Feminino e Sub-18 Feminino, também conquistados este ano.
—

Pódio Feminino, com Yolanda Hopkins (1ª) de amarelo, e a ‘speaker’ algarvia Cristina João em representação de Laura Marreiros (®raquelgoncalves)
—
Laura Marreiros (Portimão) também representou o Algarve na categoria Feminino e foi 4ª classificada. Laura apurou-se para a final Feminino mas não esteve presente, porque a final só foi disputada domingo e a atleta teve de regressar a Portimão ainda no sábado, para participar num evento da sua escola na Praia da Rocha (Aqua Experience).
Ricardo Mendonça (Quarteira) foi o representante do Algarve na categoria Bodyboard e conseguiu chegar às meias-finais ‘man-on-man’, fase em que foi eliminado. Concluiu a prova em 3º lugar.
—

Pódio Bodyboard, com Ricardo Mendonça (3º), à esquerda (®raquelgoncalves)
Comentários