Algarvio sobrevive a afogamento durante prova de 'tow-in'

Alex Botelho Sofre Grave Acidente na Nazaré

Algarvio Alex Botelho é o único surfista português no Big Wave Tour da World Surf League (®WSL)

O surfista algarvio Alex Botelho sofreu ontem um grave acidente durante o Nazaré Tow Surfing Challenge presented by Jogos Santa Casa. O atleta de Lagos foi enrolado numa onda gigante na Praia do Norte quando era ‘rebocado’ por uma mota de água conduzida por Hugo Vau e que também foi apanhada pela montanha de água. Alex afogou-se, mas foi reanimado na praia e está a recuperar num hospital em Leiria. Hugo Vau esmagou uma cartilagem num pé.

Segundo o Swell-Algarve apurou, Alex Botelho esteve alguns minutos inconsciente na água, provavelmente, por ter batido com a cabeça na mota de água ou na rampa que o transportava. O surfista algarvio foi reanimado na praia e transportado para o hospital, onde ficou internado sob observação, mas com situação clínica controlada.

Octávio Lourenço, o ‘shaper’ da Ferox Surfboards, revelou ao Swell-Algarve que Alex Botelho ficou com pulmões e estômago inundados. Além do necessário período de observação médica após uma pancada na cabeça que provoca inconsciência também a acumulação de água nos órgãos internos obriga a repouso e cuidados clínicos. Felizmente, tudo indica que não passou de um susto.

Recorde-se que Alex Botelho é o único português que integra oficialmente o circuito mundial de ondas grandes Big Wave Tour, da World Surf League.

Momento em que o surfista algarvio é retirado inconsciente da água na Praia do Norte (®screenshot/WSL)

Segundo pudemos apurar, o acidente aconteceu durante uma ação de resgate em plena prova. Alex Botelho tinha terminado uma onda e, como é habitual neste tipo de eventos, o apoio de mota de água, no caso conduzida pelo experiente Hugo Vau, foi prontamente retirar o surfista da zona frontal de impacto da onda seguinte. Ao escapar dessa área, a mota de água foi apanhada por uma onda lateral, que projectou o condutor pelo ar e virou toda a composição, apanhada então pela onda da qual queriam escapar.

O acidente aconteceu durante o Nazaré Tow Surfing Challenge presented by Jogos Santa Casa, prova da WSL que decorreu ontem na Praia do Norte, com ondas a aproximarem-se nos 20 metros de altura nas séries maiores. O evento estreou um novo formato por equipas. Alex Botelho e Hugo Vau formaram a Equipa Portugal. Estiveram também presentes, noutras equipas, os portugueses Nic Von Rupp e João de Macedo (ex-BWT). O evento foi ganho pelo havaiano Kai Lenny, com a melhor onda e também elemento da equipa vencedora, que integrou o brasileiro Lucas Chianca.

Comentários