pub

Cinco algarvios fazem estreia no Nacional de Bodyboard Esperanças

Rafael Cabral Vice-Campeão na Nazaré

Francisco Pinheiro levou dois atletas da ABS à Nazaré e ambos fizeram pódio. O experiente Rafael Cabral foi 2º Sub-18 e a estreante Maria Balsemão, à direita, fez 4º lugar Sub-18 Feminino (®ABS)
pub

Rafael Cabral (Associação de Bodyboard de Sagres) terminou em 2º lugar Sub-18 na 1ª Etapa do Circuito Nacional de Bodyboard Esperanças Competição 2019, disputada na famosa Praia do Norte, Nazaré, no dia 11 de maio. A prova marcou estreia de cinco atletas algarvios em competições nacionais de bodyboard: Maria Balsemão (ABS), com um excelente 4º lugar Sub-18 Feminino; Duarte Firmino, Ricardo Megue e Francisco Aleixo, do Portimão Surf Clube; e Miguel Sousa, do Albufeira Surf Clube.

A etapa foi organizada por Clube de Desportos Alternativos da Nazaré (CDAN) e Federação Portuguesa de Surf e ficou concluída em apenas um dia. A organização precaveu-se das previsões de descida do mar para domingo e realizou a totalidade da prova no sábado. Cerca de 60 atletas disputaram 29 baterias em condições desafiantes, com ondas de metro a metro e meio a formarem fortes ‘quebra cocos’ na maré cheia.

Rafael Cabral foi o melhor algarvio no arranque do nacional de Esperanças, circuito em que já foi campeão nacional Sub-12 e Sub-14 (®CDAN)

Estiveram em prova as categorias Sub-18 (16 atletas), Sub-18 Feminino (11) e Sub-16 (29). O experiente bodyboarder algarvio Rafael CabralCampeão Nacional Sub-14 em 2016 e Campeão Nacional Sub-12 em 2014 – entrou bem no nacional 2019. ‘Rafa’ esteve melhor que o campeão nacional Sub-18 em título, David Vedor (4º), e só perdeu para Joel Rodrigues, o prodígio da Póvoa de Varzim e grande estrela da etapa ao vencer em Sub-18 e Sub-16… com apenas 14 anos de idade.

Maria Balsemão (ABS) teve uma estreia nacional auspiciosa sob orientação técnica de Francisco Pinheiro, treinador da Associação de Bodyboard de Sagres. A bodyboarder da Carrapateira, irmã da conhecida surfista Concha Balsemão, subiu ao 4º lugar do pódio Sub-18 Feminino, categoria que teve 11 atletas em prova na Nazaré.

A etapa na Praia do Norte marcou a estreia de mais quatro atletas e dois clubes algarvios no nacional de bodyboard Esperanças. O Portimão Surf Clube colocou em prova três atletas e o Albufeira Surf Clube um, todos eles treinados pela dupla Filipe Costa / Sandro Nóbrega.

Duarte Firmino foi a melhor estreia algarvia masculina no nacional de bodyboard Esperanças (®CDAN)

Duarte Firmino (PTMSC) terminou em 9º Sub-18 e 17º Sub-16. O bodyboarder de Ferragudo ‘caiu’ em 3º na primeira Ronda Sub-18, eliminado por Joel Rodrigues (campeão nacional Sub-14 e vencedor da etapa em duas categorias) e Rodrigo Lopes (campeão europeu júnior). Diz quem viu, que o algarvio não se intimidou e ‘bateu o pé’ às estrelas.

Ricardo Megue (PTMSC) concluiu a prova em 13º Sub-18 e 17º Sub-16. Francisco Aleixo (PTMSC) competiu em Sub-16 e terminou em 25º. Miguel Sousa (A.S.C.) também só participou em Sub-16 e fez 17º lugar.

A estreia de cinco novos atletas algarvios na Nazaré assinalou um novo fôlego para o bodyboard no Algarve. A ABS tem sido o grande (quase diríamos único) motor da modalidade na região e lançou mais um talento – Maria Balsemão – no nacional. A dupla de treinadores Filipe Costa / Sandro Nóbrega iniciou há cerca de três anos um trabalho mais específico de formação e treino complementar que começa agora a dar frutos.

Pódios #1 CNBBE Competição 2019 | Nazaré

Sub-18

  1. Joel Rodrigues (CNPov)
  2. Rafael Cabral (ABS)
  3. Pedro Ferreira (AquaCarca)
  4. David Vedor (EstorilPraia)

Sub-18 Feminino

  1. Filipa Broeiro (ESC)
  2. Mariana Rosa (AquaCarca)
  3. Madalena Padrela (AquaCarca)
  4. Maria Balsemão (ABS)

Sub-16

  1. Joel Rodrigues (CNPov)
  2. Martim Alves (CFV)
  3. Mateus Ferreira (ABFM)
  4. Pedro Ferreira (AquaCarca)

Comentários