Canoagem | Campeonato Nacional Esperanças I

Joana Ramos Vence Etapa Esperanças em Ferragudo

Joana Ramos, ao centro, no 1º lugar do pódio K1 Cadete Feminino em Ferragudo. Atleta de Alcoutim protagonizou a única vitória algarvia na etapa (®KCCA)

Joana Ramos (Grupo Desportivo de Alcoutim) venceu em K1 Cadete Feminino a primeira prova do Campeonato Nacional de Esperanças em canoagem, disputada na Praia Grande, Ferragudo, concelho de Lagoa, Algarve, com a presença de cerca de 600 atletas em representação de 37 clubes, no dia 12 de maio. A etapa foi organizada pelo Kayak Clube Castores do Arade, que colocou cinco atletas em pódios, e Município de Lagoa.

Apesar da elevada temperatura que se fez sentir, que recordava um dia de Verão, o evento ficou marcado por condições adversas com o forte vento de Sueste que soprou, logo às primeiras horas do dia, a prejudicar o normal desenrolar da competição obrigando a organização a adaptar o percurso para minimizar as dificuldades sentidas pelos atletas. 

O vento forte lateral colocou um desafio acrescido aos atletas em prova, com idades compreendidas entre os 8 e os 16 anos, que completaram um total de 22 regatas, em K1,C1,K2 e C2 – kayaks e canoas monolugares e duplas. O Grupo Cultural Desportivo e Recreativo de Gemeses foi o vencedor. Os resultados deixam tudo em aberto para as duas próximas etapas do nacional: Vila Nova da Barquinha (2 junho) e Ponte de Lima (30 junho).

‘A jogar’ em casa, os Castores do Arade colocaram 29 atletas em prova e conquistou cinco medalhas, terminando no 4º posto da classificação por equipas. As medalhas alcançadas pelo clube anfitrião foram conquistadas pelos seguintes atletas: Ianis Bebiano (K1 Iniciado A – 2009 | 2º), Filipe Busel (K1 Iniciado B – 2008 | 2º), Iara Bebiano (K1 Iniciado B Feminino – 2008 | 2º), Isabella Wilkinson (K1 Infantil A – 2007 | 2º) e Maria Wilkinson (K1 Infantil A – 2007 | 3º).

Comentários