pub

Campeonato teve vento este ano

Desta Vez Houve Campeão de Formula Foiling em Portimão

Título europeu foi discutido em Portimão até à última regata entre o polaco Przemyslaw Miarczynski e o espanhol Ramon Pastor. Venceu o espanhol (®IntFWClass)
pub

O velejador espanhol Ramon Pastor sagrou-se Campeão Europeu absoluto de Formula Foiling 2019. O campeonato europeu foi disputado ao largo da Praia da Rocha, Portimão, nos dias 3 a 5 de maio, e desta vez teve vento e regatas suficientes para ser validado, ao contrário do que aconteceu com o mundial de Formula Foiling o ano passado no mesmo local.

O ‘2019 Portimão Formula Foiling European Championships’ foi o último de uma série de três campeonatos consecutivos de windsurf (dois mundiais e um europeu), que ocuparam a Para da Rocha entre os dias 21 de abril e 5 de maio. O grande evento incluiu os mundiais de Bic Techno 293 Plus (ver notícia) e de Formula Windsurfing (ver notícia).

O Campeonato Europeu de Formula Foiling foi disputado por 23 atletas, em representação de 8 países, incluindo 9 velejadores portugueses. O algarvio Miguel Martinho (Clube Naval de Portimão) foi o melhor português, ao terminar em 6º geral (3º Master). “Foi a minha primeira competição internacional de foil e posso dizer que saio de aqui bastante satisfeito. Agora treinar rumo ao Mundial de Formula Foil 2019 na Polónia”, comentou o algarvio, que dias antes se sagrou vice-campeão do mundo absoluto de Formula Windsurfing.

Em setembro do ano passado, a Praia da Rocha recebeu o primeiro Campeonato do Mundo de Formula Foiling, mas o campeonato não foi validado, porque o vento apenas permitiu a realização de uma regata e seriam necessárias três para a homologação (ver notícia). Este ano, a história foi outra.

Este ano, a Associação Internacional da Classe Formula Windsurfing atribuiu o Campeonato Europeu de Formula Foiling a Portimão e o vento soprou de feição na Praia da Rocha. Em três dias de competição na água foram realizadas dez (10) regatas. Todos os dias houve regatas e o título europeu foi discutido até à última manga da última regata entre o polaco Przemyslaw Miarczynski e o espanhol Ramon Pastor.

O título foi conquistado, pela diferença mínima, por Ramon Pastor, que venceu cinco das dez regatas disputadas, incluindo a última. Przemyslaw Miarczynski terminou a um ponto de distância, com quatro regatas ganhas e terceiro lugar na última. O terceiro lugar no pódio absoluto foi conquistado por Fernando Martinez, multicampeão espanhol de Formula Windsurfing e presença habitual em competições em Portugal.

Fernando Martinez subiu ao primeiro lugar do pódio da subcategoria Masters. O segundo lugar desse pódio foi conquistado por Janis Preiss, da Letónia (5º geral) e o terceiro pelo algarvio Miguel Martinho (6º geral). Recorde-se que, dias antes, Janis Preiss e Miguel Martinho sagraram-se, respetivamente, Campeão e Vice-Campeão do Mundo Absoluto de Formula Windsurfing… na mesma praia, repetindo a rivalidade que vêm protagonizando nos últimos anos.

Na subcategoria Grandmasters venceu o português José Monteiro (14º geral).

Resultados Portugueses

6. Miguel Martinho | 3º Master

9. Rui Borges de Sousa

10. Mário Leandro Medeiros

12. Bruno Bertolo

14. José Monteiro | 1º Grandmaster

19. Luís Fonseca

20. António Castel-Branco

22. Rui Barreiro

23. Carlos Vidal de Azevedo

 

Comentários