pub

Última etapa do Circuito do Sul 2019 | 6 e 7 abril

Praia da Rocha Vai Decidir Campeões Regionais de Surf

Etapa estava agendada para a Praia da Arrifana, em Aljezur, mas devido a más previsões meteorológicas e de mar foi transferida para a Praia da Rocha, em Portimão, na imagem (®PauloMarcelino/arquivo)
pub

É já no próximo sábado, dia 6 de abril, que vão ser conhecidos, na Praia da Rocha, concelho de Portimão, os campeões e vice-campeões do Circuito Regional de Surf do Sul 2019, com acesso direto às finalíssimas por categorias no Campeonato Nacional de Surf Esperanças. O jogo está em aberto na maioria dos escalões e tudo vai ficar decidido na 4ª Etapa (última) do circuito, organizada por Portimão Surf Clube e Federação Portuguesa de Surf.

A etapa estava agendada para a Praia da Arrifana, em Aljezur, mas foi transferida para a Costa Sul por causa das previsões de temporal na Costa Oeste do Algarve. “Devido às más condições previstas para a Arrifana; muita chuva e vento e swell grande, decidimos não arriscar e mudamos a prova para a Praia da Rocha”, disse Francisco Canelas, diretor desportivo do PortimãoSC, ao Swell-Algarve. Devido a esta continência, o circuito este ano tem duas etapas na Rocha, o que é inédito.

Estavam também previstos dois dias de prova, mas a etapa de encerramento do circuito vai realizar-se num único dia, sábado 6 de abril. “O circuito Regional do Sul sofreu uma grande baixa de atletas inscritos em 2019”, justificou o Portimão Surf Clube.

O Campeonato Nacional de Surf Esperanças é discutido em finalíssimas nacionais por categorias: Sub-12, Sub-14, Sub-16, Sub-18 e Feminino (Sub-16+Sub-18). Cada finalíssima é disputada por 32 atletas, apurados através dos seis circuitos regionais portugueses de surf. Campeões e vice-campeões regionais têm qualificação direta para as respetivas categorias. As restantes vagas são preenchidas por quotas regionais e ‘wildcards’ (convites).

A importância dos circuitos regionais é o acesso às finais nacionais Esperanças. E tanto assim é que nenhuma categoria extra-Esperanças foi este ano disputada nas provas dos circuitos regionais. O Algarve tinha a tradição do Longboard e do Open e Open Feminino herdada do antigo Circuito de Surf do Algarve. O ano passado já não houve Longboard. Este ano, pela primeira vez em muitos não houve (nem vai haver na Arrifana) Open, ou Open Feminino.

O Circuito Regional de Surf do Sul 2019 ficou reduzido a três etapas, pelo segundo ano consecutivo, devido ao cancelamento da prova em Quarteira (ver notícia). Esse cancelamento impôs maior pressão no circuito, uma vez que todas as restantes três etapas passaram a contar para o ‘ranking’, agora sem margem para que os atletas descartem um mau resultado.

Na Praia da Rocha, as emoções vão estar ao rubro na luta pelo acesso às finalíssimas nacionais Esperanças. Em Sub-12, três atletas – Louis Escudeiro (Portimão Surf Clube), Kaos Heukels (PortimãoSC) e Constância Simões (Clube Naval de Portimão) – estão no topo do ‘ranking’ separados por escassos 330 pontos, na luta pelos dois passaportes diretos para o Nacional.

Nos Sub-14 vai ser interessante seguir a luta entre Henrique Gomes (CNPortimão) e Martim Brandão (Albufeira Surf Clube) pelo título de vice-campeão regional. Tomás Nunes (AlbufeiraSC), com duas vitórias, já tem o título de campeão regional, praticamente, assegurado na categoria.

Tomás Nunes pode sair da Rocha também com passaporte na categoria Sub-16, na qual segue em 3º no ‘ranking’, a 150 pontos de distância de Bruno Marçal e Henrique Gomes, ambos do Naval de Portimão, que partilham a liderança em igualdade pontual. Luta muito renhida e emoções ao rubro nesta categoria.

Nos Sub-18, Diogo Pereira (CNPortimão) segue na liderança com duas vitórias, perseguido de perto por Leon Schneider (PortimãoSC), 2º classificado nas duas etapas anteriores. Aqui tudo parece decidido, tal como nas duas categorias Feminino, com liderança forte de Constância Simões, seguida por Cassie Gonçalves (AlbufeiraSC).

Circuito Regional de Surf do Sul 2019

1ª Etapa: 09-10 fevereiro | Faro | Clube de Surf de Faro / FPS

2ª Etapa: 16-17 março | Quarteira | Associação Dinamika /FPS | CANCELADO

3ª Etapa: 23-24 março | Portimão | Iate Clube Marina de Portimão / FPS

4ª Etapa: 06-07 abril | Portimão | Portimão Surf Clube / FPS

Links:

3ª Etapa CRSSul 2019 | Portimão | março

2ª Etapa CRSSul 2019 | Quarteira | março | CANCELADA

1ª Etapa CRSSul 2019 | Faro | fevereiro

Comentários