pub

Projeto cativa autoridades locais

Paddle Out For Nature Limpa Praia no Sri Lanka

Limpeza de praia na divisão regional de Welligama, no Sri Lanka, promovida por dois dirigentes da Associação Paddle Out For Nature de férias no local (®APOFN)

A Associação Paddle Out For Nature, com sede em Portimão, deu-se a conhecer no Sri Lanka através de uma ação expontânea de limpeza de praia no Sul daquele País asiático. A iniciativa partiu de  dois elementos da direção da associação, de férias no local, e a necessidade de remover o lixo da praia levou ao envolvimento de autoridades cingalesas, que se mostraram entusiasmadas com o projeto.

Francisco Alvo e Mazari Zoio, dirigentes e fundadores da APOFN, escolheram a divisão regional de Welligama para um período de férias e surf, hás umas semanas atrás. O casal algarvio estava no local quando uma forte tempestade assolou a região e provocou acumulação de lixo na orla costeira.

A limpeza envolveu locais e turistas, muitos deles surfistas de férias na região (®APOFN)

“Na praia onde costumávamos surfar juntámos o pessoal, explicámos o que era o Paddle Out For Nature e limpámos a praia. Chegámos a estar 22 pessoas, muitos surfistas a limpar a praia. Houve pessoal que, como eu, levou lixo do ‘outside’ para a areia”, recordou Francisco Alvo, em declarações ao Swell-Algarve.

Com o lixo acumulado em montes na praia, os voluntários recorreram às autoridades locais no sentido de organizar a remoção dos detritos. “Decidimos ir falar com o governador local, Sumith Shantha, e ele ajudou na recolha”.

O governador local providenciou meios para retirar o lixo que os voluntários amontoaram no areal (®APOFN)

O governador não só providenciou um semi-reboque para tirar os montes de lixo da praia como se mostrou muito interessado em ‘importar’ o projeto. “Foi proposto à Associação Paddle Out For Nature que apresente o projeto, no próximo ano, à comunidade local e seus líderes de forma a ser criado um projeto conjunto no Sri Lanka”, revelou Francisco Alvo, presidente da associação.

Paddle Out For Nature é um movimento de surfistas criado com o objetivo de proteger a Natureza através do Surf. A associação nasceu em Portimão, com uma equipa de colaboradores e embaixadores de todo o País, unidos pelo surf e pelo compromisso com a sustentabilidade e a preservação do mar.

Francisco Alvo carregou o espirito fundador do Paddle Out For Nature e cativou com ação as autoridades locais (®APOFN)

O grande objetivo da associação é mobilizar a comunidade surfista em defesa da Natureza, particularmente, dos Oceanos e da orla costeira. A associação promove a união em torno deste espírito através de um grande Paddle Out anual, que fez a sua estreia em setembro do ano passado e juntou centenas de surfistas na Praia da Mareta, em Sagres (ver notícia). O projeto está a crescer e a ideia deixou agora uma semente no Sri Lanka, importante destino turístico de surf.

Comentários