pub

Gony Zubizarreta vence Open a contar para a liga espanhola

Algarvio Julian Seyffert Faz 5º Lugar Júnior em Yerbabuena

Algarvio Julian Seyffert, de licra verde, fez uma onda de 8,83 pontos em Yerbabeuna e terminou em 5º lugar Júnior (®JairoDiaz/OpenYerbabuena)
pub

O surfista algarvio Julian Seyffert terminou em 5º lugar Júnior no VI Open Surf Yerbabuena, disputado na Praia de Yerbabuena, em Barbate, Andaluzia, Espanha, no fim de semana 2 e 3 de março. A prova contou na categoria Open Masculino para a Liga Iberdrola Fesurfing e foi ganha pelo ‘galego quase português’ Gony Zubizarreta em condições perfeitas.

O Open Surf Yerbabuena foi a segunda etapa concluída no calendário desta temporada da Liga Iberdrola Fesurfing, circuito de oito provas tutelado pela Federação Espanhola de Surf, que define os ‘rankings’ nacionais de Surf Open Masculino e Feminino em Espanha. Gony Zubizarreta já venceu por duas vezes o circuito nacional Português e estreou-se agora no Espanhol.

A prova no Parque Natural de Barbate estava em período de espera desde 11 de janeiro e a chamada feita para o fim de semana não podia ter sido mais oportuna. A famosa ‘direita’ de Yerbabuena produziu ondas perfeitas de metro e meio sem vento, sobretudo, domingo, proporcionando condições excelentes para os surfistas e um grande espetáculo de surf para o público.

Condições de gala no campeonato

O algarvio Julian Seyffert competiu na categoria Júnior, maioritariamente composta por surfistas do escalão Sub-18. O atleta do Albufeira Surf Clube é campeão regional Sub-14 do Sul em título, campeão nacional Sub-16 na Holanda e também vice-campeão regional Sub-16 do Sul em Portugal.

Apesar de ser dos mais novos em prova, o algarvio mostrou muito bom surf, com momentos de excelência. Julian Seyffert passou três rondas, desde os ‘trials’; e venceu a sua bateria na Ronda 1 com uma onda de 8,83 pontos em 10 possíveis, à qual somou outra onda de 6 pontos.

O algarvio perdeu em 3º nas meias finais, com um par de notas na casa dos cinco pontos e a precisar de 5,83 para chegar à final; concluindo a prova em 5º.

Goni Zubizarreta estreou-se a vencer na Liga Iberdrola Fesurfing (®FES)

O algarvio Alex Botelho competiu na categoria Open Masculino. O atleta do Big Wave Tour da World Surf League ‘perdeu de primeira’, eliminado em 3º na Ronda 1. O

Open foi ganho pelo espanhol Gony Zubizarreta, que entrou diretamente para o 5º lugar ‘ex-aequo’ do ‘ranking’ espanhol e teve um domingo com ondas perfeitas em Yerbabuena. Foi o resultado da opção de competir em Espanha em vez de se apresentar à prova de abertura da Liga MEO Surf, na Ericeira, no mesmo fim de semana.

Comentários