Circuito de Bodyboard 2019 - Restaurante O Sacas | 1ª Etapa

Algarvio Sandro Nóbrega Vence em Masters na Zambujeira

Circuito regional de bodyboard começou na Praia da Zambujeira do Mar (®NBZM)

A época competitiva do Núcleo de Bodyboard da Zambujeira do Mar teve inicio no passado sábado, 16 de fevereiro, com a 1ª etapa do “Circuito de de Bodyboard 2019 – Restaurante O Sacas“, disputada na Zambujeira do Mar. Os algarvios Sandro Nóbrega (Portimão) e Ricardo Mendonça (Quarteira) destacaram-se, respetivamente, com vitória em Masters e 3º lugar em Open.

Tal como previsto, o mar apresentou-se com tamanho (1,5m/2m). Apesar do pouco vento, as condições a não eram as mais fáceis, devido à forte corrente. O dia começou com os mais jovens bodyboarders locais a fazerem uma limpeza de praia, algo que mostra que os bons valores estão a ser passados para a nova geração.

Mais novos realizaram uma limpeza de praia antes de começar a competição (®NBZM)

No que toca a competição, a prova iniciou-se com a primeira ronda da categoria OPEN, onde os bodyboarders conseguiram contornar a dificuldade de se posicionarem no pico (muita corrente) e proporcionaram alguns bons momentos de bodyboard. Destaque para um rollo grande do André Gonçalinho e um reverse aéreo (não terminado) do quarteirense Luis Gonçalves.

Com o mar bem exigente, alguns dos mais novos atletas da categoria sub-18 optaram por não entrar, o que transformou a categoria sub-18 numa final directa de 5 bodyboarders.

Deste modo, adiou-se o heat de sub-18 para a tarde e seguiu-se com os 1/4 de final da categoria OPEN com Carlos Guerreiro e André Gonçalinho a destacarem-se no ataque ao ‘lip’. Bom bodyboard também apresentado pelo jovem bodyboarder de Quarteira Ricardo Mendonça.

Depois de uma breve pausa para almoço e para deixar a maré descer um pouco, foi hora de disputar a categoria Masters, onde se disputaram as meias finais, com a malta mais velha, a mostrar que ainda está aí para as curvas.

Mar ‘grosso’ criou dificuldades, provocou desistências e lesões, mas também proporcionou grandes momentos de bodyboard (®NBZM)

Seguiram-se as meias finais da categoria Open, onde no meio de ‘heats’ difíceis, continuou-se a assistir a bom bodyboard, como foi o caso do ARS para a direita do campeão 2018, Diogo Jesus! Nota positiva para o jovem bodyboarder Sebastião Modesto que conseguiu avançar no seu heat para a final Open. Esta fase ficou também marcada pela desistência de Carlos Guerreiro, devido às insistentes câimbras numa perna que o impediam de remar.

A primeira final a seguir para a água foi a de sub-18, com a nova geração a protar-se bastante bem em condições de mar exigentes. Sebastião Modesto destacou-se, pelo conhecimento da praia, que foi um factor flucral para escolher as ondas certas para pontuar.

A final de masters foi para a água já o dia caminhava para o fim, e o pessoal “old school” fez o melhor que conseguiu entre as bombas que varriam o pico de tempo a tempo.

Já perto das 18h a esperada final OPEN, foi para a água e os destaques foram para André Gonçalinho (Zambujeira do Mar) e André Rodrigues (Vieira de Leiria), sendo que desde cedo se destacaram dos demais, e acabaram por lutar até ao fim pelo lugar cimeiro.

Resultados 1ª Etapa Circuito BB 2019 – Restaurante O Sacas

Pódio Sub-18 (®NBZM)

Sub-18

  1. Sebastião Modesto
  2. Rui Gonçalves
  3. Pedro Silva
  4. João Viana

Pódio Open (®NBZM)

Open

  1. André Gonçalinho
  2. André Rodrigues
  3. Ricardo Mendonça (Quarteira)
  4. Sebastião Modesto

Pódio Masters (®NBZM)

Masters

  1. Sandro Nóbrega (Portimão)
  2. João Mendes
  3. Luís Gonçalves (Quarteira)
  4. Carlos Guerreiro

Comentários