pub

XII Trofeo Euromarina Optimist

Guilherme Cavaco Melhor Português em Torrevieja

Comitiva Portuguesa em Torrevieja foi composta por 21 atletas, dez dos quais algarvios. Estiveram também presentes três treinadores algarvios (®PepPortas/RCNTorrevieja)
pub

O velejador algarvio Guilherme Cavaco foi o melhor português no XII Trofeo Euromarina Optimist, que decorreu em Torrevieja, Alicante, Espanha, nos dias 23 a 27 de janeiro. O atleta do Ginásio Clube Naval de Faro competiu integrado na equipa da Associação Portuguesa da Classe Internacional Optimist e terminou em 31º geral, numa frota composta por 369 atletas de 27 países. A prova foi ganha pelos bicampeões do Mundo Marco Gradoni (Itália) e Maria Perelló (Espanha).

Portugal esteve representado por 21 velejadores no evento, dez (10) dos quais atletas algarvios do Clube Naval de Portimão (6), Ginásio Clube Naval de Faro (3) e Clube Náutico de Tavira (1).  A associação Portuguesa da Classe formou uma equipa de seis elementos para competir em Torrevieja, para a qual convidou três algarvios: Guilherme Cavaco e Miguel Sancho, do GCNFaro; e Érica Porto, do CNTavira, única rapariga na equipa.

A comitiva Portuguesa qualificou cinco (5) atletas para a Frota Ouro, seis (6) para a Frota Prata, quatro (4) para a Frota Bronze e seis (6) para a Frota Esmeralda. Três algarvios chegaram à Frota Ouro: Guilherme Cavaco, Miguel Sancho e Filipe Lopes (CNPortimão). Os melhores Portugueses, Masculino e Feminino, em prova foram os algarvios Guilherme Cavaco e Marta Rodrigues (CNPortimão).

Guilherme Cavaco já tinha sido o melhor português em 2018, então 17º geral; e repetiu o feito este ano, agora em 31º. O algarvio disputou dez regatas, seis das quais na Frota Ouro (os primeiros 93 classificados), durante quatro dias de vento variável de fraco a forte. O velejador de Faro conseguiu mesmo fazer 4º lugar na penúltima regata da prova, já integrado na Frota de Ouro, fase final que até havia iniciado mal, com uma regata não terminada (DNF).

Marta Rodrigues alcançou o estatuto de melhor Portuguesa (Feminino) em prova, ao terminar em 136º geral. A favorita era Érica Porto, que esteve na prova a convite da APCIO e terminou em 152º geral. Marta não conseguiu ‘bater’ Érica nas quatro provas do Campeonato do Algarve 2018/19 já realizadas, mas consegui-o em Torrevieja e com um brilhante 4º lugar na primeira regata da fase final. As duas algarvias registaram os dois melhores resultados Portugueses na Frota Prata.

Os bicampeões do Mundo Marco Gradoni e Maria Perelló venceram o evento pelo segundo ano consecutivo. O italiano Gradoni dominou por completo: venceu quatro das seis regatas Frota Ouro, num total de sete vitórias em dez regatas; e terminou 50 pontos abaixo do segundo classificado. A espanhola Perelló venceu a categoria Feminino e terminou em 4º geral, pressionada pela polaca Paulina Rutkowska, 2ª Feminino, 6º na geral.

Resultados Portugueses no XII Trofeo Euromarina Optimist

Frota Ouro
31º – Guilherme Cavaco (GCNFaro)
46º – Vasco Soares (ANM)
56º – Mario Soares (ANM)
78º – Miguel Sancho (GCNFaro)
83º – Filipe Lopes (CNPortimão)

Frota Prata
136º – Marta Rodrigues (CNPortimão)
152º – Erica Porto (CNTavira)
160º – Lara Carvalho (CVVC)
161º – Rafael Silva (CNPortimão)
169º – António Pires Lima (CVA)
171º – Tiago Wanzeller (CVB)

Frota Bronze
199º – António Monteiro (CNPortimão)
211º – João Ferreira (GCNFaro)
224º – Marta Alves (CVVC)
235º – João Pacheco (CVVC)

Frota Esmeralda
285º – Tomás Gonçalves (CVVC)
306º – Mick Dudek (CNPortimão)
307º – Afonso Sá (CVA)
335º – Luana Gonçalves (CVVC)
338º – Tiago Flor (CNPortimão)
347º – Leonor Pereira (CVA)

Comentários