pub

CNSEsperanças Feminino 2018 | Constância Simões Top 7 Sub-18

Concha Balsemão Top 3 Nacional Sub-16

Concha Balsemão em ação no Cabedelo. Algarvia terminou o Campeonato Nacional de Surf Esperanças 2018 em 3º lugar Sub-16 Feminino e 5º Sub-18 Feminino (®ToMane/SCV)
pub

A algarvia Concha Balsemão concluiu em 3º lugar o Campeonato Nacional de Surf Esperanças Sub-16 Feminino 2018. A surfista da Carrapateira fez ainda 5º lugar em Sub-18 Feminino, categoria que teve em prova outra algarvia, Constância Simões, de Portimão, 7ª classificada. A segunda parte da Finalíssima nacional nas duas categorias decorreu na Praia do Cabedelo, dia 6 de janeiro, organizada por Surf Clube de Viana e Federação Portuguesa de Surf.

A Finalíssima Feminino do Campeonato Nacional de Surf Esperanças 2018 havia sido interrompida, em agosto do ano passado, por falta de ondas no segundo dia (ver notícia). A conclusão da prova foi agora realizada, a partir da Ronda 4 em cada categoria. Concha Balsemão e Constância Simões, atletas federadas pelo Portimão Surf Clube eram as únicas algarvias ainda em jogo. Mafalda Lopes e Francisca Veselko são as novas Campeãs Nacionais, respetivamente, Sub-18 Feminino e Sub-16 Feminino.

A espera foi compensada com um dia de ondas de gala no Cabedelo e com as meninas a mostrarem estar muito bem preparadas para o dia das decisões, exibindo surf de elevada qualidade em condições excelentes. A 2ª Parte da Finalíssima Feminino foi disputada num único dia e com oito atletas em cada categoria, a partir da primeira fase de meias-finais (duas baterias com quatro atletas cada), seguindo-se as meias-finais e as finais ‘girl-on-girl’.

Constância Simões, com 11 anos de idade fez 7º lugar Sub-18 Feminino no Campeonato Nacional de Surf Esperanças 2018 (®ToMane/SCV)

Concha Balsemão, 16 anos de idade, chegou ao Cabedelo ainda em prova nas duas categorias em disputa. A surfista da Carrapateira começou bem em Sub-16 Feminino, vencendo a sua bateria na Ronda 4, mas depois perdeu no duelo de meias-finais contra Francisca Veselko, terminando em 3º na categoria. Importante referir que Francisca Veselko acabaria por conquistar o título nacional, mas passou em 2º na ronda 4, atrás de Concha Balsemão. Em Sub-18 Feminino, Concha perdeu logo na Ronda 4, em 3º na sua bateria, concluindo o campeonato em 5º lugar nesta categoria.

Constância Simões, com apenas 11 anos de idade, apenas estava em prova na categoria Sub-18 Feminino e perdeu logo na Ronda 4. A surfista de Portimão foi eliminada em 4º na sua bateria e concluiu o Campeonato Nacional de Surf Esperanças 2018 em 7º lugar Sub-18 Feminino. Um resultado notório para uma surfista ainda tão jovem.

 

Comentários