pub

Ondas Grandes | Algarvio termina em 3º no País Basco

Alex Botelho Sobe ao Pódio no Punta Galea Challenge

Finalistas XIII Punta Galea Challenge. Algarvio Alex Botelho no 3º lugar do pódio com a sua prancha Ferox em tons de cinzento (®PuntaGaleaChallenge)
pub

O surfista algarvio Alex Botelho subiu ao 3º lugar do pódio no XIII Punta Galea Challenge, prova disputada na conhecida onda grande do País Basco. O campeonato realizou-se ontem, segunda-feira 10 de dezembro, e o algarvio foi o único português em competição e demonstrou o seu estatuto cada vez maior no mundo do surf em ondas grandes.

Alex Botelho ocupa atualmente o 7º lugar no ‘ranking’ do circuito mundial Big Wave Tour da World Surf League. O Punta Galea Challenge já fez parte do Big Wave Tour, mas não este ano. Enquanto se aguarda pelo alerta verde para a 3ª etapa (última) do BWT 2018, que será disputada em Mavericks, Alex Botelho foi ao País Basco marcar pontos de prestígio, acumular experiência e manter o ritmo competitivo.

A 13ª edição do Punta Galea Challenge foi disputada em ondas perfeitas de seis (6) metros de altura e no formato típico do BWT, com 24 surfistas em prova, entre os quais o britânico Andrew Cotton, que voltou a lesionar-se, desta vez num joelho.

Alex Botelho foi ‘cabeça de série’ no campeonato e chegou à final com naturalidade. O algarvio só foi batido pelo francês Pierre Rollet, vencedor; e pelo basco Aritz Aranburu, 2º classificado. Alex Botelho conseguiu impor-se ao campeão do ano passado, Nic Lamb, 4º classificado este ano; e a Zac-Haynes Love (5º) e Iker Muñoz (6º).

Comentários