pub

Campeonato Nacional de Surf Esperanças 2018

Algarvios Reforçam Finalíssima Sub-16

João Mendonça, Vice-Campeão Nacional Sub-14, vai estar na Finalíssima Sub-16. O prodígio da Arrifana é atleta federado pela Associação de Surf da Costa de Caparica (®GianLucaSchneider/arquivo)
pub

Os algarvios João Mendonça (Associação de Surf da Costa de Caparica) e Henrique Gomes (Clube Naval de Portimão) receberam convite (‘wildcard’) da Federação Portuguesa de Surf para o Campeonato Nacional de Surf Esperanças Sub-16, que vai ser disputado na Costa de Caparica, nos dias 8 e 9 de dezembro. Tomás Nunes (Albufeira Surf Clube) foi colocado em lista de espera.

O Campeonato Nacional de Surf Esperanças é disputado por categorias. A Finalíssima Nacional Sub-16 é este ano disputada na Costa de Caparica, na Praia do Dragão Vermelho, organizada pela Associação de Surf da Costa de Caparica e Federação Portuguesa de Surf. O ‘check-in’ está marcado para as 08:00, sábado 8 de dezembro.

Henrique ‘Piki’ Gomes consegue o seu segundo ‘wildcard’ no Campeonato Nacional de Surf Esperanças Sub-18, depois de ter estado também na Finalíssima Sub-14 (®PauloMarcelino/arquivo)

Vão estar em prova os 32 melhores Sub-16 portugueses. Os campeões e vice-campeões dos seis circuitos regionais portugueses têm apuramento direto. As restantes vagas são ocupadas por quotas regionais relativas aos resultados dos anos anteriores até um total de 26 atletas. Depois deste ‘seeding’, a Federação atribui mais seis (6) convites (‘wildcards’) mediante candidatura.

O Algarve já tinha três (3) atletas apurados para a finalíssima: Leon Schneider (Portimão Surf Clube), Campeão Regional do Sul; Julian Seyffert (AlbufeiraSC), Vice-Campeão Regional; e Diogo Pereira (Iate Clube Marina de Portimão), Top 4 Regional. A comitiva algarvia foi agora reforçada com João Mendonça e Henrique Gomes, a quem a federação atribuiu, respetivamente, o penúltimo e o último ‘wildcard’.

Tomás Nunes, vice-campeão regional do Sul Sub-14, está em lista de espera para a Finalíssima Nacional Sub-16 (®PauloMarcelino/arquivo)

João Mendonça é ainda atleta Sub-14, categoria em que se sagrou este ano Vice-Campeão Nacional e Campeão Regional da Grande Lisboa. Henrique ‘Piki’ Gomes tem 13 anos de idade e é também atleta Sub-14, tendo feito 17º lugar na Finíssima Nacional Sub-14 e terminado o Circuito Regional de Surf do Sul 2018 em 5º lugar Sub-14 e também Sub-16.

Além da atribuição de seis ‘wildcards’, a federação elaborou uma lista de espera com mais quatro atletas, que entrarão na prova em caso de desistência, ou não comparência na praia por parte de atletas qualificados, ou convidados. Nesta lista de espera está, na penúltima posição, o algarvio Tomás Nunes, Vice-Campeão Regional do Sul Sub-14 e Top 6 regional Sub-16.

‘Heat Draw’ Algarvio | Ronda 1

H2: Leon Schneider / Tiago Bettencourt / Vasco Cordeiro / José Maria Ribeiro

H4: Sacha Garcia / Rafael Silva / Martim Nunes / João Mendonça

H5: Martim Paulino / Francisco Mittermayer / Diogo Pereira Henrique Gomes

H6: José Bruschy / Julian Seyffert / Gabriel Ribeiro / Luís Pinto

Comentários