pub

Algarvio é este ano competidor oficial do circuito mundial

Nazaré Challenge Marca Estreia de Alex Botelho

Acesso ao Forte de S. Miguel Arcanjo vai estar encerrado ao público a partir de quinta-feira (®PraiadoNorte)
pub

O Alerta Verde está dado. O Nazaré Challenge vai realizar-se sexta-feira 16 de novembro, na Praia do Norte, Nazaré, Portugal. É o primeiro evento da nova temporada do Big Wave Tour (BWT) da World Surf League e marca a estreia do surfista algarvio Alex Botelho como competidor oficial do circuito mundial de ondas grandes da WSL, sonho alcançado o ano passado com os resultados obtidos em duas provas em que participou como convidado (‘wildcard’).

A WSL tem vindo a acompanhar a evolução de um poderoso swell de Oeste-Noroeste e fez a chamada para a prova na Nazaré. “As condições que temos vindo a seguir de perto parecem favoráveis para sexta-feira (16 de novembro). Esperamos ver ondas épicas para remada na casa dos 25 a 35 pés (dos 7,6 a 10,6 metros). É esperado que o swell e os ventos se alinhem bem e fiquem limpos para o arranque da temporada Big Wave Tour”, comentou Mike Parsons, Comissário BWT.

De acordo com as previsões, as melhores condições para sexta-feira deverão ocorrer durante o período da manhã. A lista de 24 competidores chamados a esta edição do Nazaré Challenge inclui seis portugueses. Além de Alex Botelho foram convocados por convite da organização local (‘wildcard’) os portugueses João de Macedo, António Silva, Hugo Vau, Nic Von Rupp e João Guedes.

Alex Botelho é o único português competidor oficial BWT, surfista do Top 10 com direito a entrada em todos os eventos do circuito mundial de ondas grandes da WSL. O surfista algarvio sucedeu a João de Macedo como único português competidor oficial BWT e conquistou a qualificação com os resultados alcançados em duas provas para as quais foi convidado na época passada: Puerto Escondido Challenge, México (5º lugar, finalista) e Nazaré Challenge (7º lugar).

João de Macedo, à esquerda, com Alex Botelho, num evento, em dezembro, no Algarve (®PauloMarcelino/arquivo)

O surfista algarvio tem vindo a preparar-se de forma intensa, nos últimos anos, para chegar ao Big Wave Tour. Alex Botelho tem sido presença habitual na Nazaré, onde se erguem algumas das maiores ondas no Mundo, responsáveis por sucessivos recordes mundiais, como o mais recente, alcançado em novembro de 2017 pelo brasileiro Rodrigo Koxa, numa onda de 80 pés (cerca de 25 metros).

Rodrigo Koxa vai estar em competição sexta-feira. Outros nomes a ter em conta são Jamie Mitchell (Austrália) e Lucas Chianca (Brasil), vencedores do evento em 2016 e 2017, respetivamente; e também Billy Kemper (Hawaii), campeão do mundo em título, e Kai Lenny (Hawaii), o famoso ‘waterman’ de quem tudo se pode esperar.

O WSL Nazaré Challenge será transmitido ao vivo no ‘site’ da World Surf League e na página WSL Live no Facebook. O BWT tem os apoios Surfline e Corona e o evento na Nazaré é apoiado por Jogos Santa Casa, Visit Portugal, Portuguese Waves, Município da Nazaré, MEO, Hertz e Praia do Norte.

‘Heat Draw’

Heat 1: Billy Kemper (HAW), Lucas Chianca (BRA), Greg Long (USA), Nathan Florence (HAW), Francisco Porcella (ITA), Antonia Silva (PRT)

Heat 2: Ian Walsh (HAW), Tom Lowe (GBR), Will Skudin (USA), Russell Bierke (AUS), João De Macedo (PRT), Rodrigo Koxa (BRA)

Heat 3: Kai Lenny (HAW), Jamie Mitchell (AUS), Natxo Gonzalez (EUK), Jojo Roper (USA), Pedro Calado (BRA), Andrew Cotton (GBR)

Heat 4: Makuakai Rothman (HAW), Alex Botelho (PRT), Grant Baker (ZAF), Nic Lamb (USA), Nic von Rupp (PRT), João Guedes (PRT)

Comentários