pub

Campeonato Nacional de Surf Esperanças 2018 | Tomás Nunes Top 3

João Mendonça Vice-Campeão Nacional Sub-14

Dois algarvios no Pódio Nacional Surf Sub-14: João Mendonça, Vice-Campeão Nacional, à esquerda; e Tomás Nunes, de azul, 3º classificado (®PedroNunes)
pub

O atleta algarvio João Mendonça sagrou-se Vice-Campeão Nacional de Surf Sub-14 na finalíssima disputada em São Pedro do Estoril, no fim de semana 10 e 11 de novembro. O surfista da Arrifana é federado pela Associação de Surf da Costa de Caparica e apresentou-se em prova como primeiro cabeça de série, na qualidade de campeão regional da Grande Lisboa, mas perdeu a final para o local Martim Nunes, o novo Campeão Nacional. O algarvio Tomás Nunes (Albufeira Surf Clube) integrou a dupla de terceiros classificados eliminados nas meias-finais ‘man-on-man’.

A Finalíssima Sub-14 do Campeonato Nacional de Surf Esperanças 2018 foi organizada pelo Surfing Clube de Portugal e Federação Portuguesa de Surf e decorreu em condições de mar difíceis: período longo a produzir ‘sets’ com ondas de dois metros e mar muito mexido a impor remada morosa e difícil para o ‘outside’. A prova reuniu os 32 melhores atletas nacionais da categoria, apurados através dos seis circuitos regionais Portugueses, e obrigou os jovens surfistas a um enorme esforço físico.

O Algarve esteve representado por seis surfistas, cinco dos quais através do Circuito Regional do Sul: Julian Seyffert e Tomás Nunes, Campeão e Vice-Campeão Regional, ambos do Albufeira Surf Clube; Olly Heukels, do Portimão Surf Clube e Top 3 Regional; Martim Brandão, Top 4 Regional e atleta do Albufeira Surf Clube; e Henrique ‘Piki’ Gomes (Clube Naval de Portimão), Top 5 Regional a quem foi atribuído um ‘wildcard’ (convite) para estar na finalíssima.

O campeonato não começou bem para os algarvios. João Mendonça e Henrique Gomes foram os únicos a conseguir evitar repescagem, ao passarem em 2º nos respetivos ‘heats’ da Ronda 1. Os restantes quatro algarvios perderam em último nas suas baterias e tiveram de ir a repescagem na Ronda 2.

Na Ronda 2 (repescagem), Tomás Nunes passou em 1º e Julian Seyffert em 2º. Martim Brandão e Olly Heukels foram eliminados em 4º nas suas baterias. Os dois jovens surfistas terminaram aí a sua participação na Finalíssima, concluindo o campeonato em 29º ‘ex-aequo’. Olly Heukels tem 12 anos de idade e estreou-se agora em Finalíssimas nacionais. Martim Brandão tem a mesma idade e é Campeão Regional Sub-12 do Sul e Vice-Campeão Nacional na mesma categoria.

O Campeão Regional Sub-14 do Sul, Julian Seyffert foi eliminado em 3º na Ronda 3 e concluiu o campeonato em 17º. Henrique Gomes perdeu na mesma Ronda e terminou a Finalíssima também no grupo dos 17ºs classificados.

Tomás Nunes vinha de uma vitória na Ronda 2 e voltou a vencer a sua bateria na Ronda 3. O Vice-Campeão Regional do Sul passou em 2º na Ronda 4, atrás de João Mendonça, e chegou à fase ‘man-on-man´: eliminou Rodrigo Chaves, da Ericeira, nos quartos-de-final e foi depois eliminado por João Mendonça nas meias-finais. Tomás Nunes terminou o campeonato em 3º lugar, com direito a presença no pódio final.

Pódio Nacional Surf Sub-14 (da esquerda para a direita): Francisco Ordonhas, 3º; Martim Nunes, Campeão Nacional; João Mendonça, Vice-Campeão; e Tomás Nunes, 3º (®PedroNunes)

Depois da passagem em 2º na Ronda 1, João Mendonça acertou o seu surf e venceu quatro baterias no caminho para a final contra Martim Nunes. Foi um duelo entre Campeão e Vice-Campeão Regional da Grande Lisboa, uma luta que marcou as etapas daquele circuito regional. Na Finalíssima Nacional, o Vice-Campeão Regional foi mais forte… por 0,5 pontos. Martim Nunes é o novo Campeão Nacional Sub-14 e João Mendonça, Campeão Regional é Vice-Campeão Nacional. Recorde-se que João Mendonça foi Campeão Nacional Sub-12 em 2016 e Top 3 Nacional Sub-14 o ano passado.

O Campeonato Nacional de Surf Esperanças 2018 ficará concluído com a realização da Finalíssima Sub-16, agendada para os dias 8 e 9 de Dezembro, na Costa de Caparica. Estão apurados para essa final os algarvios Leon Schneider (PortimãoSC), Campeão Regional do Sul; Julian Seyffert (AlbufeiraSC), Vice-Campeão Regional; e Diogo Pereira (Iate Clube Marina de Portimão), Top 4 Regional.

A última prova do Nacional, em dezembro, poderá constituir oportunidade para retomar e concluir a Finalíssima Feminino (Sub-16 e Sub-18), interrompida na Ronda 4 por falta de ondas, em agosto último. Nessa finalíssima estão ainda em prova as algarvias Constância Simões (Sub-18F) e Concha Balsemão (Sub-16F e Sub-18F), ambas federadas pelo Portimão Surf Clube.

Comentários