pub

Nacional de Canoagem de Mar | Última etapa

Favoritos Vencem em Lagoa

Condição de Sueste levou a organização a inverter o sentido da prova, efetuando a largada na Senhora da Rocha (®KCCA)
pub

Lagoa recebeu a última etapa do Nacional de Canoagem de Mar no dia 20 de outubro. As condições de vento sueste que se fizeram sentir obrigaram a organização do “Praias de Lagoa – Downwind” inverter o percurso inicial e os atletas partiram da praia da Senhora da Rocha com destino à Praia Grande de Ferragudo, onde estava instalada a meta. 

Campeões confirmam favoritismo 

Nas classes individuais, João Ruivo do Naval de Sesimbra e Sara Rafael do Náutico do Litoral Alentejano, confirmaram o favoritismo vencendo as respectivas classes. Ambosjá eram virtuais campeões nacionais à chegada a Lagoa e confirmaram o excelente momento de forma averbando mais uma vitória esta época.

O internacional português, João ruivo, tornou-se o sexto vencedor masculino diferente em outras tantas edições desta competição e Sara Rafael mantém o pleno de vitórias no Algarve.

Nos Juniores, todo o destaque vai para Bernardo Pereira do Naval de Calheta da Madeira, recentemente medalhado no Europeu da especialidade que venceu a sua classe mas terminou no 8º lugar absoluto individual, averbando o tempo de 1:09:10,52. Na categoria de Juniores Femininos, destaque para a vitória de Mariana Cabecinha do Costa do Sol com o tempo de 1:33:20,50. 

Dupla do Sporting Clube de Portugal vence em Absoluto

A dupla do Sporting CP em SS-2, constituída pelo Olímpico Emanuel Silva e por Artur Pereira foi a primeira a cruzar a linha de meta em Ferragudo averbando o tempo de prova de 1:03:17,91 e deixando os segundos classificados, a dupla do Náutico de Milfontes, a mais de 5 minutos.

Clube do Mar Costa do Sol vence no colectivo e revalida título

A nível colectivo, destaque para a vitória na etapa e revalidação do título nacional para o Clube do Mar Costa do Sol. O Náutico de Litoral Alentejano e o Clube de Canoagem de Amora terminaram na segunda e terceira posições, respectivamente.

Condições exigentes dificultaram organização mas foram do agrado dos atletas

As difíceis condições que se fizeram sentir no momento da largada na praia da Senhora da Rocha dificultaram o normal de decorrer a competição. As ondas tipo quebra-coco que rebentavam no areal dificultaram a entrada dos atletas na água provocando alguns danos em embarcações e obrigaram a uma adaptação da largada.

Após a saída atribulada já durante o percurso os atletas tiveram oportunidade de sentir a força do mar e vento e aproveitar a ondulação de sueste que os levou até ao rio Arade a uma excelente velocidade com a média dos primeiros classificados a ficar pouco abaixo dos 14 km/h.

Títulos nacionais atribuídos

A última etapa do Nacional de Canoagem de Mar foi de confirmação dos títulos nacionais desta época. Em Lagoa confirmaram-se Campões por Classe os seguintes atletas:

SS2 Sénior – Diogo Patrício/ Nuno Nascimento Silva (CNMilfontes)

SS2 Veterano A – Fernando Encarnação / Vasco Marcos (CFOdemirense)

SS2 Júnior – António Soares / Miguel Oliveira (CFOdemirense)

SS2 Veterano B – Carlos Figueiredo / Pedro André (CCAmora)

SS2 Misto – Diogo Esteves / Inês Esteves (CNLAlentejano)

SS1 Sénior – João Santos (CN Sesimbra)

SS1 Júnior – Bernardo Pereira (CNCalheta )

SS1 Veterano A – Artur Tomaz (CCSetúbal)

SS1 Veterano B – Carlos Cruz (CCSetúbal)

SS1 Veterano C – Délio Coutinho (CNSesimbra)

SS1 Sénior Feminino – Sara Rafael (CNLAlentejano)

SS1 Júnior Feminino – Mafalda Vantacich (CMCostaSol)

OC1 Absoluto – Rui Reis (CNLAlentejano)

Fonte: Nota de Imprensa do Kayak Clube Castores do Arade

Comentários