pub

Taça de Portugal de Surfing 2018 | Foz do Lizandro, Ericeira

AlbufeiraSC Melhor Clube Algarvio na Taça de Portugal

Equipa do Albufeira Surf Clube na Ericeira, a melhor equipa do Algarve na Taça de Portugal de Surfing 2018 (®ASC)
pub

Albufeira Surf Clube terminou em 9º lugar na geral por equipas na Taça de Portugal de Surfing 2018. Foi o melhor dos quatro clubes algarvios presentes na prova, disputada na Foz do Lizandro, Ericeira, entre os dias 5 e 9 de setembro. O vencedor absoluto da maior competição de surf por clubes em Portugal foi o Ericeira Surf Clube, que organizou a Taça pela primeira vez.

A discussão entre ESC, Aqua Carca (Aqua) e Associação de Surf da Costa de Caparica (ASCC) esteve acesa até às últimas finais, mas o clube local acabaria por conquistar um título inédito na primeira vez em que organizou a “prova rainha” do calendário do surf nacional. De lembrar que em 2016 o Ericeira Surf Clube ficara no 3º lugar do pódio e que em 2017 ascendera a vice-campeão da Taça.

O Algarve esteve presente por intermédio de Albufeira Surf Clube, Clube Naval de Portimão, Iate Clube Marina de Portimão e Portimão Surf Clube. Destaque para os resultados de Francisco Duarte (CNPortimão), 5º em Surf Sénior Open; Paulo Almeida (PortimãoSC), 5º em Surf Sénior Open; Bruno Gregório (PortimãoSC), 4º classificado Longboard Junior e 5º classificado Surf Junior e Francisco Canelas (PortimãoSC), 4º classificado Longboard Open.

O Ericeira Surf Clube terminou a prova no topo com 10.291 pontos, enquanto o Aqua ficou na 2ª posição com 9.811 e a ASCC fechou o pódio com 9.488 pontos. Miguel Barata de Almeida, Presidente do Ericeira Surf Clube, assumiu que ser o Clube Campeão Absoluto de Portugal era “o maior sonho de todos” desde que assumiu os destinos do ESC há seis anos. E a vitória foi ainda mais saborosa por chegar no ano em que o Clube jagoz celebra 25 anos de existência.

Antes dos agradecimentos (aos atletas e respectivos pais e treinadores, bem como a todas a entidades envolvidas), Miguel Barata de Almeida, que não escapou ao “banho de consagração”, declarou ainda que “o factor casa foi importante”, mas que o ESC também se empenhou muito em organizar a equipa com o objectivo de conquistar o título máximo entre clubes.

Ao título mais desejado pelos clubes nacionais o ESC somou ainda outro troféu colectivo (Surf) e 3 títulos individuais: Afonso Antunes (Surf Cadete); Gabriel Ribeiro (Surf Júnior) e Marta Leitão (Bodyboard Sénior Feminino).

Merecem ainda destaque Aqua Carca, que venceu o título colectivo de Bodyboard e 4 títulos individuais (Lourenço Sousa – Surf Juvenil; Pedro Ferreira – Bodyboard Cadete; João Ferreira – Bodyboard Júnior; e Madalena Padrela – Bodyboard Júnior Feminino), bem como Surfing Clube de Portugal, que dominou colectiva e individualmente no Longboard: nesta modalidade fez o pleno, com as vitórias de António Dantas e João Gama, respectivamente nas categorias Júnior e Sénior.

Entre os dias 5 e 9 de Setembro, 17 Clubes e 295 Atletas competiram em três modalidades de ondas (Surf, Bodyboard e Longboard), disputando 4 títulos colectivos e 14 títulos individuais. As contas finais desta edição da Taça de Portugal de Surfing são as seguintes:

TÍTULOS COLECTIVOS

CLUBE CAMPEÃO ABSOLUTO – Ericeira Surf Clube

CLUBE CAMPEÃO SURF – Ericeira Surf Clube

CLUBE CAMPEÃO BODYBOARD – Aqua Carca

CLUBE CAMPEÃO LONGBOARD – Surfing Clube de Portugal

TÍTULOS INDIVIDUAIS

SURF

JUVENIL – Lourenço Sousa (Aqua Carca)

CADETE – Afonso Antunes (Ericeira Surf Clube)

JÚNIOR – Gabriel Ribeiro (Ericeira Surf Clube)

SÉNIOR – Luís Perloiro (Clube Recreativo e Cultural da Quinta dos Lombos)

JÚNIOR FEMININO – Mafalda Lopes (Associação de Surf da Costa de Caparica)

SÉNIOR FEMININO – Inês Bispo (Associação de Surf da Costa de Caparica)

BODYBOARD

JUVENIL – Joel Rodrigues (Clube Naval Povoense)

CADETE – Pedro Ferreira (Aqua Carca)

JÚNIOR – João Ferreira (Aqua Carca)

SÉNIOR – Daniel Fonseca (Peniche Surfing Clube)

JÚNIOR FEMININO – Madalena Padrela (Aqua Carca)

SÉNIOR FEMININO – Marta Leitão (Ericeira Surf Clube)

LONGBOARD

JÚNIOR – António Dantas (Surfing Clube Portugal)

SÉNIOR – João Gama (Surfing Clube Portugal)

Para Miguel Toscano, Country Manager do Grupo Norte, principal patrocinador da Taça de Portugal de Surfing 2018, “o mercado do surf, que está em crescimento a um nível mundial, vai necessitar de serviços especializados de recursos humanos orientados para a formação e desenvolvimento de talentos em vários domínios e aí podemos colocar todo o nosso know-how e uma experiência acumulada com mais de 40 anos”.

Até para ano: em 2019 a Taça de Portugal de Surfing vai voltar a realizar-se na Ericeira.

A Taça de Portugal de Surfing 2018, apresentada pelo GRUPO NORTE, com organização do Ericeira Surf Clube, Federação Portuguesa de Surf e Câmara Municipal de Mafra, contou com os seguintes Sponsors: Ericeira Surf & Skate, GOOLA Açaí, Ericeira Camping, Caixa Agrícola de Mafra, Maria do Céu Ayiku – Consultora Remax, T3, Fonte Viva, 2045, Surf Yoga, Aktion – Ericeira Hostel, Boardculture, Lapoint, Magic Quiver, Washstation, Talho Central, O Tubo, Renascimento, Quinta da Boa Esperança, Fisio ON, Go Ericeira, Ericeira IN Love, Auto-Frades.

A Taça de Portugal de Surfing contou com os Apoios Institucionais da Junta de Freguesia da Carvoeira, Junta de Freguesia da Ericeira, Bombeiros Voluntários da Ericeira, Escola Secundária José Saramago, Reserva Mundial de Surf da Ericeira e World Surf Cities Network.

Fonte: Nota de Imprensa do Ericeira Surf Clube (editada)

Comentários